entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Novo C3: SUV compacto ou hatch compacto? Entenda o dilema

Stellantis possivelmente divulgou o carro como hatch compacto para diminuir a concorrência interna

24/09/2021 - Fernando Calmon / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A crescente procura pelos SUV vem impulsionando as vendas e o avanço de participação de mercado.

Mesmo quando se trata de apenas um hatch com a “decoração” externa típica (incluindo indefectíveis barras de teto) e altura de rodagem elevada, as fabricantes preferem enquadrá-lo como SUV.

Houve, porém, um posicionamento diferente por parte da Citroën, ao mostrar por videoconferência o novo C3.

O modelo exibe estilo típico de SUV, inclusive um interessante e incomum efeito visual (vincos largos e côncavos), na parte superior dos quatro para-lamas, que deixa a impressão de ser ainda mais alto.

Leia mais:
+ Novo Citröen C3 chega ao Brasil no 1º trimestre de 2022
+ Subaru apresenta novo WRX 2022 com motor 2.4 boxer de 275 cv
+ Citroën C3 e Aircross saem de linha para chegada de SUV

A marca francesa, no entanto, preferiu pré-apresentá-lo como hatch compacto (segmento B).

Há uma razão, obviamente não revelada. Tudo indica que se trata de um posicionamento de mercado da Stellantis para suavizar a “concorrência” interna com o novo Pulse.

Nos filmes revelados até agora do Pulse, aparece o termo “SUV Fiat”. O lançamento deste modelo está previsto até o próximo mês de novembro. Já o novo C3, com mais aspecto de SUV do que o C4 Cactus, só chega em março de 2022. 

Embora apresentado de corpo inteiro, inclusive a parte interna, nenhuma dimensão e motorização do novo “hatch” foi antecipada pela Citroën, mas como o modelo também será fabricado na Índia, já se sabe que o carro tem entre-eixos de 2,54 m e comprimento de 3,99 m.

O C3 hatch parou de ser fabricado aqui em julho do ano passado e foi vendido até o começo deste ano, porém era bem menor por dentro (2,46 de entre-eixos) e pouco menor por fora (3,94 m).

O motor será o mesmo já conhecido de 1,6 L, 118 cv (E)/115 cv (G), porém oferecerá, até um ano depois, o turbo flex de 1 litro que estreará no Pulse.

Além de espaçoso internamente, oferece tela multimídia de 10,1 pol. e, ao seu lado, um útil suporte no painel para encaixar o telefone celular.

A conexão pode ser feita sem fio, mas o carregamento não. Há dois pequenos ganchos no centro do painel em que se pode fixar o fio para não ficar solto. Solução simples e efetiva.

O projeto batizado de C-Cubed inclui outros dois lançamentos, em 2023 e 2024, todos produzidos em Porto Real (RJ). A expectativa é por um sedã e outro SUV, de maior porte, provavelmente de dimensões entre Renegade e T-Cross.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.