entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Nova Ranger fica com três estrelas em teste de impacto

Lançada há uma semana, a picape da Ford não conseguiu nota máxima por não ter controle de estabilidade no carro testado

14/04/2016 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Os primeiros resultados de 2016 dos testes de colisão feitos pelo Latin NCAP, instituição independente que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina e no Caribe, foram divulgados hoje (14). E os dois modelos testados, Ford Ranger e Chevrolet Sail, ficaram abaixo do esperado. Essa bateria também estreou o novo protocolo de avaliação, agora com mais exigências e maior rigor para a obtenção das notas mais altas.

Leia mais:
Ford foca no diesel e em garantia para Ranger 2017 
CEO da GM defende venda de veículos sem airbags
Latin NCAP avalia segurança de March, Versa e Fox 
Hilux ganha nota máxima no Latin NCAP

Lançada no mercado brasileiro na semana passada, a picape Ranger fabricada na Argentina recebeu apenas três estrelas para a proteção de adultos e quatro para a proteção de crianças. Os testes mostraram boa proteção para cabeça e pescoço, mas o modelo não conseguiu melhor resultado pela ausência do controle de estabilidade de fábrica, item exigido pelo órgão para a obtenção de cinco estrelas. Vale destacar que o modelo testado é menos equipado do que as configurações que serão vendidas no Brasil. Aqui, desde a versão básica, a XLS flex, a Ranger terá o ESC de série, assim como sete airbags.

Contudo, o mais decepcionante foi o resultado de zero estrela de proteção para adultos no Chevrolet Sail - sedã que não é vendido no Brasil. A unidade avaliada foi produzida na China e montada na Colômbia. Para crianças, a proteção foi de duas estrelas. Os testes apontaram que a estrutura do veículo foi considerada instável, não sendo capaz de suportar cargas maiores. Além disso, o motorista apresentava lesões de risco de vida na cabeça e no peito, enquanto o peito do passageiro mostrou compressão próxima do limite permitido. Diante desse resultado, o teste de impacto lateral nem chegou a ser realizado.

O Sail também não conta com cintos de três pontos em todas as posições, embora tenha ganhado pontos graças às ancoragens isofix. No final, as instruções insuficientes, as falhas de instalação dos sistemas de retenção infantil e a ausência de cintos de três pontos em todos os bancos fizeram com que o sedã perdesse pontos.

"Fico surpresa com o fato de continuarmos a ver modelos zero estrela por parte da Chevrolet no mercado latino-americano. Enquanto outros fabricantes mostram uma melhora no transcurso dos últimos cinco anos, os modelos da GM continuam a decepcionar", afirma María Fernanda Rodríguez, presidente do Latin NCAP.

"O Latin NCAP está preocupado pelos baixos níveis de segurança oferecidos pelos modelos da Chevrolet testados pelo Latin NCAP ao longo dos cinco anos do programa. Especialmente porque a Chevrolet proporciona bons níveis de segurança por preços acessíveis em outros mercados. O Latin NCAP se preocupou ainda mais depois dos últimos depoimentos de María Barra da GM em Davos, em que se negava a comprometer-se a providenciar airbags como equipamento padrão para os consumidores latino-americanos", completa Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

Avaliações mais rigorosas a partir de 2016

Esses resultados são os primeiros feitos com o novo e mais exigente protocolo, que exige controle de estabilidade (ESC) de série para que o veículo consiga quatro e cinco estrelas. Os carros cinco estrelas são os que apresentam bom desempenho em impacto frontal, lateral, de poste e precisam ser aprovados nos testes ESC. Já os veículos quatro estrelas têm que mostrar um bom desempenho em impacto frontal e lateral e passar no teste ESC. 

Por outro lado, os carros com rendimento zero estrela nos testes de impacto frontal ou lateral terão um resultado total de zero estrela. O impacto lateral agora conta também com sistemas de retenção infantil e dois dummies (bonecos) criança, como no teste de impacto frontal, que são avaliados com o objetivo de comprovar a proteção oferecida às crianças em impactos laterais. Os próximos resultados serão divulgados em junho. Todos os testes já realizados podem ser consultados no site do Latin NCAP.

Veja abaixo o vídeo com o teste da nova Ford Ranger:

Veja abaixo o vídeo com o teste do Chevrolet Sail:

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.