entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Nissan revela métodos curiosos para testar crossovers

De Mariah Carey a urso pardo, a fabricante explica pela primeira vez os testes de durabilidade para seus modelos

25/09/2015 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

De que maneira a cantora Mariah Carey, um urso pardo e diferentes tipos de copos e garrafas de chá verde podem estar relacionados? No desenvolvimento de um carro, é lógico. Ao menos parece lógico para a Nissan, que detalhou os testes de durabilidade aplicados aos crossovers da marca, como X-Trail, Juke e Qashqai.

Leia mais:
Frankfurt: Nissan exibe SUV inspirado em esportivos
Nissan Juke ganha versão de 600 cv
Top 10: SUVs mais vendidos até o mês de agosto
Nissan Sentra fica até R$ 2.500 mais caro

De Mariah Carey a urso pardo

Prática comum desde 2007, os veículos são submetidos a mais de 150.000 testes, que incluem opções bem curiosas. Uma delas, por exemplo, consiste em tocar músicas especialmente selecionadas, como obras da cantora norte-americana Mariah Carey, por 1.200 dias com o volume máximo. Além disso, a fabricante verifica se os modelos equipados com teto de vidro podem suportar o peso de um urso pardo lançando sobre ele peso equivalente ao do animal se ele estivesse subindo sobre o veículo.

Chá verde de 50 mil euros

De acordo com a Nissan, enquanto o Qashqai estava sendo desenvolvido, uma popular marca japonesa de chá verde resolveu trocar a embalagem da bebida. O problema é que a nova garrafa não encaixava perfeitamente nos nichos do carro. A solução encontrada pela fabricante? Refazer o projeto, é claro. E isso foi feito, mesmo custando aos cofres da Nissan 50 mil euros (R$ 235.945).

Testes feitos à exaustão

Para a Nissan, nunca é demais. Por isso, alguns testes são realizados milhões de vezes. O capô, por exemplo, é aberto 48 mil vezes. Se você achou muito, saiba que as portas são submetidas a 1,2 milhão de aberturas e fechamentos. Já os limpadores do para-brisa ficam ligados por 480 horas usando diferentes velocidades e simulando diferentes condições climáticas. 

Os indicadores de direção, por sua vez, piscam 2,25 milhões de vezes, enquanto robôs especiais se dedicam a abrir e fechar as janelas pelo menos 30 mil vezes por modelo ao mesmo tempo em que pó vulcânico importado do Japão é lançado sobre os vidros para verificar a resistência a riscos e falhas. E o pó vulcânico não é o único item inusitado a ser usado. O acabamento interior é submetido a provas com chocolates, óleo, batom e até gel de cabelo. 

E para testar a suspensão, os modelos Juke, Qashqai and X-Trail rodaram mais de 2,4 milhões de quilômetros, o equivalente a dar quase 60 voltas ao redor do mundo.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.