06/11/2017 - Texto e fotos: Anamaria Rinaldi / Fonte: iCarros
Com mais de 10 mil itens entre raridades e muitas curiosidades, já está aberto ao público o MIAU (Museu da Imprensa Automotiva). Se você gosta de carros e adora conhecer a história por trás da indústria automotiva, o acervo possui inúmeras revistas - incluindo a edição número 1 da revista Quatro Rodas, de 1960 -, catálogos, pôsters, fotos, livros, jornais, anuários, manuais de proprietário e muitos press kits (material que a imprensa recebe nos lançamentos com texto e fotos) de todas as épocas.
Leia mais:
Transferência eletrônica de veículos é liberada pelo Contran
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Volkswagen Polo R com 300 cv já está em testes
Carro vira sala de cinema
O museu fica localizado no bairro da Vila Romana, em São Paulo, e conta com dois andares de exposição, incluindo uma área permanente e outra temática que terá variações para quem visitar o museu mais de uma vez. Na parte temática, a primeira exposição presta uma homenagem aos 50 anos do Chevrolet Opala, o primeiro automóvel fabricado pela General Motors no Brasil, em 1968.
Entre reportagens de época, manuais e muitos materiais antigos, é possível assistir a um documentário com a história do modelo dentro de um Comodoro 1988 que serve como sala de cinema para que os visitantes. Você entra no carro e assiste pelo para-brisa, com o áudio saindo diretamente dos alto-falantes do veículo. É uma experiência que vale a pena conferir. Essa exposição deve permanecer no MIAU até março de 2018. Ainda não está definida qual será a próxima temática.
Acervo para manusear e folhear
Assim que você entra no museu, encontra a exposição permanente, que conta a história da imprensa automotiva brasileira desde o seu princípio, em 1911, quando foi publicada a Revista de Automóveis, do Rio de Janeiro. Há fotos de grandes marcos e materiais originais distribuidos pelas montadoras para os jornalistas especializados. Vale destacar que esse tipo de material nunca havia sido disponibilizado para o público em geral.
O museu exibe também memorabilia, máquinas de escrever, câmeras, gravadores de áudio e vídeo, todo tipo de material usado pelos jornalistas no passado. E no primeiro andar, os visitantes podem conferir o acervo de manuais do proprietário de raridades nacionais como Willys Itamaraty, Chrysler Esplanada GTX e DKW Candango, entre muitos outros.
Mas não é só para ver. O MIAU possui no segundo andar uma biblioteca com centenas de itens de diversas épocas, marcas e modelos, todos de livre consulta. Você poderá manusear todo esse material.
Entrada promocional
Inaugurado no final de outubro, o MIAU está com uma promoção: os ingressos estão à venda com meia entrada para todos os visitantes ao custo de R$ 15. A promoção é por tempo limitado e os ingressos podem ser obtidos diretamente na entrada do museu, que aceita cartões de débito e crédito.
MIAU - Museu da Imprensa Automotiva
R. Marcelina, 108, Vila Romana, CEP 05040-010, São Paulo, SP
Telefone: (11) 98815.7467
Horário: quarta a sábado das 11h às 19h (entrada até 18h), domingo 11h às 17h (entrada até 16h)
Entrada: R$ 15
www.miaumuseu.com.br
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro