24/08/2021 - Renato Bellote / Foto: Renato Bellote / Fonte: iCarros
Início da década de 70. O mercado brasileiro fervilhava com algumas opções interessantes. Na época tínhamos o Dodge Dart e o Opala, trunfo da Chevrolet que foi muito bem aceito pelos consumidores. O primeiro foi lançado em 1969 e o segundo dois anos antes.
A Ford precisava de um modelo que conseguisse enfrentar os adversários de uma maneira atual e também bem acertada em termos de mecânica.
Dessa forma, após algumas clínicas com clientes, a marca decidiu trazer o Mavericks, modelo que havia sido lançado nos Estados Unidos no final da década de 60.
O ano de 1973 marca a chegada do modelo com versões que buscavam agradar todo o público, do mais simples ao esportivo.
Apesar de todas serem espartanas em termos de acabamento e itens de série, o carro também oferecia uma opção com quatro portas e uma ligeira diferença de entre-eixos.
A história e os números de venda mostram que o Maverick não foi um grande sucesso no Brasil porém, com passar dos anos, o modelo se tornou cult, sendo valorizado por seu estilo e também por conta do motor V8 de 302 polegadas cúbicas, muito bem acertado para a proposta de pony car.
O exemplar da matéria dessa semana é de 1979, ano do meu nascimento e também da despedida do modelo no mercado.
Partindo de um carro que precisava ser restaurado, o projeto deixou um toque agressivo e, ao mesmo tempo, dentro de um conceito de customização de época, com destaque para as rodas de 15 polegadas e a cor cinza da carroceria, da linha Ford de 1987.
Debaixo do capô também temos preparação. O V8 recebeu coletor de admissão e também um carburador de corpo quádruplo mais apimentado. Tudo isso garante acelerações rápidas e um som que a gente gosta de ouvir e que vocês podem conferir no vídeo.
Até a próxima semana!
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro