O primeiro carro brasileiro a receber a Etiqueta Veicular, que divulga o consumo dos automóveis na cidade e na estrada, foi o Fiat Mille. Ela foi colada no vidro traseiro esquerdo do automóvel pelo presidente do Inmetro, João Jornada, na cerimônia de apresentação da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) nesta sexta (17). O programa foi lançado em novembro do ano passado, pelo Inmetro, em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), implementado pela Petrobras.
Graduada de A a E para consumo mais baixo e mais alto, respectivamente, a etiqueta é semelhante ao selo do Inmetro utilizado em eletrodomésticos. Ela informa a eficiência energética dos carros e facilita a escolha entre modelos mais econômicos.
Cinco fabricantes de veículos (Fiat, GM, Honda, Kia e Volkswagen) se inscreveram no programa. Nesta fase inicial do projeto, 31 modelos de cinco categorias terão suas informações de consumo e eficiência energética disponíveis. A adesão de montadoras e importadoras ao programa é voluntária. Por enquanto, entre os modelos de passeio, levaram nota A o Fiat Mille Economy Way, Kia Picanto, VW Gol 1.0 e VW Polo Bluemotion.