17/11/2015 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Após apresentar mais seis testes de colisão ontem (16), o Latin NCAP, órgão independente que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina e no Caribe, revelou pela primeira vez um ranking para as fabricantes de veículos de acordo com seu desempenho entre os mais de 60 modelos já avaliados em mais de cinco anos de testes.
Leia mais:
HR-V recebe nota máxima em teste de colisão
Renault Duster ganha quatro estrelas no Latin NCAP
Hilux ganha nota máxima no Latin NCAP
Jeep Renegade consegue nota máxima em teste de colisão
VW up! mantém nota máxima no Latin NCAP
Para chegar ao resultado final, foi feita a média de estrelas obtidas por cada fabricante desde o início dos testes em 2010, considerando apenas os dados de proteção para adulto. Com isso, a Jeep foi a melhor colocada junto com a espanhola Seat - que não é vendida no Brasil - , ambas com cinco estrelas. Honda e Toyota fecham o pódio com 4,8 e 4,5 estrelas, respectivamente.
As demais marcas globais também se saíram bem. Volkswagen, Ford e Citroën obtiveram mais de três estrelas, enquanto Fiat, Nissan, Hyundai, Peugeot, Renault e Suzuki ficaram entre duas e três estrelas. Com muitos resultados negativos, a Chevrolet amargou a nona posição no ranking com 1,8 estrela, à frente apenas das marcas chinesas. Por falar nelas, a JAC recebeu somente uma estrela, ao passo que Chery, Lifan e Geely não conseguiram nenhuma estrela.
Veja abaixo o ranking de segurança por fabricante:
5 estrelas: Jeep e Seat
4,8 estrelas: Honda
4,5 estrelas: Toyota
4 estrelas: Volkswagen e Citroen
3,8 estrelas: Ford
2,3 estrelas: Hyundai, Peugeot, Renault e Suzuki
2,2 estrelas: Nissan
2 estrelas: Fiat
1,8 estrela: Chevrolet
1 estrela: JAC
0 estrela: Chery, Geely, Lifan
GM recebe carta de reclamação - O Latin NCap revelou ainda que enviou uma carta para a CEO da General Motors, Mary Barra, "criticando os baixos níveis de segurança do Chevrolet Aveo, fabricado no México e comercializado em toda a América Latina". No teste apresentado ontem, o Aveo - que não possui airbags de série - obteve zero estrela de proteção para adultos e duas para crianças.
"O Aveo é um típico exemplo do pobre desempenho geral da GM em segurança, comprovado depois de cinco anos de testes independentes realizados pelo Latin NCAP. A marca Chevrolet da GM apresenta o pior desempenho de todas as marcas globais de carros”, escreveu María Fernanda Rodríguez, presidente da diretoria do Latin NCAP. Diante disso, o Latin NCAP solicitou à GM que inclua os airbags na versão básica do Aveo e que retire do catálogo todos os carros que receberam zero estrela, o que inclui também o Agile e o Spark.
Os outros resultados obtidos pela GM são: Onix (três estrelas para adultos e duas para crianças), Meriva (três estrelas para adultos e uma para crianças), Celta (uma estrela para adultos e duas para crianças), Corsa Classic (três estrelas para adultos e duas para crianças), Cruze (quatro estrelas para adultos e três para crianças) e Malibu (quatro estrelas para adultos e uma para crianças).
Todos os testes já realizados pelo Latin NCap podem ser consultados no site do órgão.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro