entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Jaguar produzirá nove unidades do XKSS

Superesportivo terá nove réplicas feitas exatamente segundo as especificações de 59 anos atrás, que foi feito

25/03/2016 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Jaguar voltará a produzir o XKSS, considerado o primeiro superesportivo do mundo, após 59 anos. Serão feitas somente nove unidades produzidas manualmente na planta de Browns Lane, na Inglaterra. E a cereja do bolo é que o processo seguirá à risca as exatas especificações do modelo fabricado em 1957. Mas não se anime ainda, essas réplicas serão destinadas a um "grupo seleto de clientes e colecionadores", que deverão receber os carros no início de 2017. E o preço? Cada unidade deve ultrapassar um milhão de libras esterlinas (equivalente a cerca de R$ 5,22 milhões).

"O XKSS marca uma página muito especial na história da Jaguar e é um veículo muito cobiçado por colecionadores de todo o mundo devido à sua exclusividade e design inconfundível", afirma Tim Hannig, diretor da divisão Jaguar Land Rover Classic, responsável por esse projeto. "As réplicas do XKSS reafirmam o nosso compromisso de fomentar a paixão e o entusiasmo pelo passado ilustre da Jaguar através de veículos, serviços, peças e experiências extraordinárias", completa.

No passado, foram fabricadas apenas 16 unidades do XKSS, que deveriam ser exportadas para os Estados Unidos. Contudo, nove desses veículos - que estavam praticamente prontos - acabaram destruídas em um incêndio na fábrica em Browns Lane em 1957. Daí o número de nove carros a serem fabricados agora.

História

O XKSS nasceu da ideia de transformar os 25 carros de competição D-Type - que tem três vitórias consecutivas em Le Mans em 1955, 1956 e 1957 - já produzidos em um modelo de rua. Para isso, ele recebeu diversos adaptações, como para-brisas mais alto, porta adicional no lado do passageiro, exclusão da divisão entre condutor e passageiro e do spoiler atrás do banco do condutor.

O modelo é equipado com motor de 3.4 de seis cilindros em linha capaz de render 250 cv de potência e 33,1 kgfm de torque, com transmissão manual de quatro marchas. Segundo a fabricante, ele vai de 0 a 100 km/h em 5.5 segundos e alcança a velocidade máxima de 230 km/h.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.