Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) revelou que o horário do dia em que você abastece o seu carro pode influenciar na quantidade de combustível que entra efetivamente no tanque. O estudo, divulgado pelo
site G1, apontou que abastecer nos horários mais quentes gera perda tanto com gasolina quanto com etanol em função da temperatura.
Leia mais:
As leis de trânsito que passarão a vigorar no país em 2018
Combustível adulterado: como identificar e se proteger
O que é gasolina aditivada e premium e quando é vantajoso usar
Os testes foram feitos pelos alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica da UFCG e duraram quase dois anos, com amostras de gasolina e etanol colhidas entre 12h e 14h e depois das 19h. Nas coletas, foram verificadas a temperatura do ambiente e do combustível, depois era feita a leitura da massa específica com um densímetro.
O resultado é que, nos horários mais quentes, houve uma perda de quase 400 ml a cada 50 litros de gasolina ou de aproximadamente 250 ml a cada 50 litros de etanol. Diante disso, a recomendação seria abastecer preferencialmente nos horários menos quentes como à noite ou pela manhã.
Conforme explicou ao G1 o doutor em engenharia mecânica Marcelo Grilo, quando o combustível está quente, o volume de combustível que vai passar pela bomba será sempre o mesmo, mas o peso diminui. Nesse caso, a solução para ele seria a venda do combustível por quilo e não por litro, como ocorre atualmente. Ele explica que, comprando pelo peso, não haveria essa variação.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)