12/06/2017 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Quando a décima geração do Honda Civic Si foi mostrada nos Estados Unidos, muitos fãs do esportivo, especialmente os que ficaram órfãos do modelo no Brasil, se decepcionaram com sua potência. Afinal, a nova geração, apesar de mais moderna e com novo motor turbinado, entregava praticamente a mesma potência de antes.
Leia mais:
Honda revela o novo Civic Si
Honda Civic Sport manual é sonho de consumo
Honda Civic customizado por Demi Lovato vai a leilão
Ao trocar o 2.4 quatro cilindros aspirado de 206 cv e 23,9 kgfm de torque a 4.400 rpm por uma variante do 1.5 quatro cilindros turbo da versão Touring, porém com 208 cv e 26,6 kgfm de torque a 2.100 rpm, o Civic Si deixou de lado uma de suas características mais marcantes: a de entregar torque e potência em altas rotações. A vantagem óbvia está na economia de combustível e na entrega de força em regimes mais baixos.
Se comparado a seus rivais Volkswagen Golf GTI (220 cv e 35,7 kgfm de torque) e Ford Focus ST (255 cv e 36,7 mkgf), o Honda Civic Si está em evidente desvantagem, mas para a fabricante japonesa isso não é um problema. A Honda acredita que seu modelo entrega uma receita diferente e que tem como vantagem a praticidade, além de ser mais leve. Seria sim possível extrair mais potência do motor 1.5 turbo, segundo a marca, mas ela quis garantir durabilidade ao conjunto, por isso o acerto mais tímido.
Para aqueles que não estão satisfeitos com o Civic Si, existe a versão Type-R com motor 2.0 quatro cilindros turbo de 310 cv e 40,7 kgfm de torque. A desvantagem está no fato de ser oferecida apenas com carroceria hatch, diferentemente do Si que vem nas opções cupê e sedã. Até o momento a Honda não confirma se importará o novo Civic Si para o Brasil, como fazia com o cupê de nona geração.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro