A
Honda está convocando mundialmente os modelos Freed,
Fit/Jazz e
City para um recall. O problema que atinge os veículos está em uma peça defeituosa que pode provocar a interrupção do motor no momento em que o veículo é acelerado. A boa notícia, pelo menos para os brasileiros, é que a falha não atinge os carros que estão no mercado nacional, já que por aqui os veículos são flex, e o defeito é somente nos motores a gasolina.
Ao todo, 693.497 unidades terão de voltar às concessionárias para passar por uma revisão. Segundo nota divulgada pela montadora, os modelos envolvidos são Honda Fit/Jazz 2008 a 2010, Freed 2009 e 2010 e City, 2009/2010. Só no Japão, serão gastos US$ 39 milhões para resolver os problemas. Em esclarecimento prestado pela assessoria de imprensa da Honda no Brasil, o problema seria o deslocamento lateral da mola do movimento perdido do comando variável de válvulas do motor em relação ao seu suporte, podendo ocorrer uma interferência entre a espira da mola e a extremidade do suporte dos motores a gasolina.
No recall deverá ser substituído o retentor e a mola do movimento perdido. Outras informações podem ser obtidas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800-017-1213.