12/04/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
Ford Índia estuda fazer o que Chery fez com CAOA no Brasil
Ford reduz preço de Ka, Ka Sedan e EcoSport
Ford mata mais carros e sai do mercado de minivans compactas
Sucesso de cá, fracasso de lá
Em comunicado oficial enviado ao site Carscoops, Finn Thomasen, chefe de comunicação de produto da Ford Europa, confirmou que o Ka será aposentado neste ano. A produção das unidades européias será encerrada em setembro e as vendas continuarão até o fim dos estoques. Com isso, o Ka passa a ser vendido apenas no Brasil, América Latina e Índia (com nome Figo).
Enquanto por aqui foram vendidos 103.286 Ka em 2018, em todo Velho Continente, apenas 51.057 unidades saíram das concessionárias. Esse número coloca o Ford longe de diversos concorrentes. Pouco mais caro que ele, o Fiesta foi o quatro carro mais vendido por lá com 270.738 unidades vendidas.
Veja aqui ofertas de Ka na sua cidade
Quando comparado a concorrentes diretos, o tombo europeu do Ka fica grande: na mesma faixa de preço, o Dacia Sandero teve 216.306 unidades vendidas em 2018 por lá. Em porte e preço, seus rivais diretos seriam Skoda Fabia (172.511 unidades) e Fiat Panda (168.697 unidades), que se deram melhor no ano passado.
Fiesta fora aqui, Ka fora lá
Enquanto no Brasil o Fiesta morreu e não tem chances de voltar a ser feito na nova geração, na Europa ele segue de vento em poupa. Uma das alternativas da Ford para suprir a faixa de mercado deixada pelo Ka, é lançar uma versão mais barata de seu irmão maior.
Simule as parcelas do seu próximo carro aqui
Hoje, o Ka europeu começa em 13.113 euros (R$ 57.281) na versão Studio, vai a 14.274 euros (R$ 62.353) na Zetec e fecha em 15.608 euros (R$ 68.180) na aventureira Active, equivalente à Freestyle. O Fiesta é mais caro, começando em 18.184 euros (R$ 79.433) e finalizando em 26.052 euros (R$ 113.802). Uma versão mais barata do Fiesta seria a chance de acabar com o Ka na Europa.
Vale lembrar que, diferentemente do Ford Ka vendido no Brasil que conta com produção nacional, o modelo europeu é produzido na Índia. Essa característica fez com que o Ka de lá adotasse o nome Ka+ (Plus) mesmo para o hatch e também mais equipamentos como ar-condicionado digital. Há, no entanto, pontos mais simples como maçanetas mais baratas.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro