26/07/2016 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Atualmente em sua sexta geração, o Ford Fiesta celebra 40 anos de produção contínua, devendo chegar ao patamar de 18 milhões de unidades fabricadas neste ano. Ele foi lançado no começo dos anos 1970 e chegou ao Brasil em 1995. Só aqui ele já vendeu mais de 1,8 milhão de unidades. O hatch compacto começou a ser fabricado no País em 1996 em São Bernardo do Campo (SP), passando a produção para Camaçari (BA) de 2002 a 2012 e retornando ao ABC paulista a partir de 2013. E ao longo de sua história, o Fiesta teve até versões esportivas como XR2, RS 1800 e ST200.
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Veja a seguir um breve histórico de suas seis gerações:
Primeira geração (1976-1983)
O primeiro Fiesta foi produzido na Alemanha, com três portas e duas opções de motores, 1.0 e 1.1. No mesmo ano, começou a ser produzido na Espanha e, em 1977, também na Inglaterra. Em 1977, introduziu o motor 1.3, nas versões S e Ghia. Em 1979, atingiu 1 milhão de unidades. Em 1981, lançou o esportivo XR2 com motor 1.6, o primeiro a atingir 160 km/h. Em 1982, comemorou seis anos de liderança nos mercados britânico e alemão.
Segunda geração (1983-1989)
A segunda geração, também chamada MkII, trouxe frente e interior renovados e novos motores, incluindo um 1.6 diesel. Em 1984, a Ford comemorou a produção de 3 milhões de unidades do modelo e lançou o novo esportivo XR2 1.6. Em 1986, introduziu o motor 1.4 a gasolina e, no ano seguinte, a transmissão continuamente variável CTX.
Terceira geração (1989-1995)
O Fiesta MkIII trouxe carroceria com largura, comprimento e entre-eixos maior. Também passou a oferecer pela primeira vez uma versão cinco portas, além da de três, e foi o primeiro carro na Europa com ABS. Em 1989, o esportivo Fiesta XR2i ganhou motor 1.6 com injeção eletrônica de 112 cv. No ano seguinte, veio o Fiesta RS Turbo de 135 cv. Em 1991, lançou a versão van Courier. Em 1992, foi a vez do Fiesta RS 1800, com motor 1.8 aspirado de 130 cv. Em 1995 ele chegou ao mercado brasileiro, importado da Espanha, com motor 1.3.
Quarta geração (1995-2002)
Com formas aerodinâmicas arredondadas e grade oval, foi o primeiro Fiesta fabricado no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), com as opções de motores Endura 1.0 e 1.3 e Zetec 1.4. Depois, teve a frente reestilizada e ganhou os novos motores nacionais 1.0 e 1.6 Zetec Rocam, além do modelo sedã importado do México.
Quinta geração (2002-2014)
Com desenho atualizado e mais robusto, foi lançado no Brasil quase simultaneamente com a Europa, com uma frente exclusiva. Produzido em Camaçari, na Bahia, tinha motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6, o primeiro também com compressor, na versão Supercharger. O esportivo Fiesta ST, com carroceria de duas portas e motor 2.0 de 150 cv, foi lançado na Europa em 2005.
Sexta geração (2008-atual)
Lançada no exterior em 2008, a sexta geração do Fiesta chegou ao Brasil em 2011, importada do México. Em 2013, o hatch voltou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo. As opções de motores incluem o Sigma 1.6 e o novo turbo 1.0 EcoBoost, ambos de 125 cv, com opção de transmissão manual e automatizada de dupla embreagem. Foi o compacto mais vendido do mundo em 2012 e 2013. O esportivo Fiesta ST, lançado na Europa em 2013 com motor 1.6 EcoBoost de 182 cv, foi seguido em 2016 pelo Fiesta ST200, com motor recalibrado para gerar 200 cv, o mais potente já produzido na linha.
Relembre agora os 40 anos do Fiesta em vídeo:
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