entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ford fecha fábrica no Brasil e dá fim ao Fiesta e caminhões

Redução da linha de modelos e de fábricas segue a estratégia global da Ford para reduzir custos

20/02/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Assim como aconteceu nos EUA, a Ford decretou o fechamento de uma de suas fábricas no Brasil. A planta de São Bernardo do Campo é a mais antiga da marca no país e era responsável pela produção do New Fiesta hatch e dos caminhões Cargo, F-4000 e F-350. O encerramento das atividades da fábrica será feito ao longo de 2019 e os modelos continuarão a ser vendidos até o fim dos estoques.

Leia mais:
SUV da Ford e Mahindra terá grande diferença entre as marcas
Ford Focus ST estreia com 280 cv que nunca teremos no Brasil
Ford já estaria trabalhando no substituto do EcoSport

A aposentadoria do New Fiesta se dá em um conturbado momento para a Ford. Em 2018 a marca havia anunciado que retiraria de linha no Brasil a família Focus ao mesmo tempo que anunciava o fim da produção do Fusion no México, país pelo qual o modelo é ainda exportado para cá. Vale lembrar que o New Fiesta Sedan já estava fora de linha desde janeiro desse ano, enquanto o hatch perdia as versões automatizadas. 

Confira aqui ofertas de New Fiesta na sua cidade

Apesar de ter argumentado durante o lançamento do Ka reestilizado que estava comprometida com o New Fiesta, a Ford retirou o hatch compacto de linha pouco depois de um ano de seu lançamento (ocorrido em novembro de 2017). A chegada do Ka com câmbio automático e motores mais modernos que seu irmão, além das vendas em queda antes mesmo da mudança, motivaram o fim da produção do Fiesta no Brasil.

Caminhões

Desaquecido no Brasil, o setor de caminhões também foi abandonado pela Ford com o anúncio do fechamento da fábrica. “A decisão de deixar o mercado de caminhões foi tomada após vários meses de busca por alternativas, que incluíram a possibilidade de parcerias e venda da operação. A manutenção do negócio teria exigido um volume expressivo de investimentos para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios sem, no entanto, apresentar um caminho viável para um negócio lucrativo e sustentável.”, relata o comunicado oficial da marca.

Custos

Segundo a Ford, o processo de reestruturação levará à redução de mais de 20% dos custos com funcionários e estrutura administrativa da região. A marca prevê aproximadamente R$ 1,71 bilhões de impacto com a decisão, sendo R$ 1,33 bilhões destinados somente a compensação de funcionários, concessionários e fornecedores. A fábrica de Camaçarí, na Bahia, responsável pela produção de Ka e EcoSport continuará na ativa, enquanto a marca se compromete em investir mais em SUVs e picapes. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.