05/05/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A Ford revelou hoje (5) uma das novidades para este ano, o novo motor 1.5 de três cilindros flex que equipará a reestilização do EcoSport, a ser apresentada no início de junho no Salão de Buenos Aires, na Argentina. O propulsor deverá substituir o 1.6 Sigma com o passar do tempo, ainda que a Ford oficialmente negue essa informação. Os dados de desempenho, porém, já foram revelados: ele rende 137 cv de potência e 16,1 kgfm de torque com etanol - o Sigma entregava 115 cv e 15,9 kgfm com o mesmo combustível.
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"É um motor inteiramente novo, que não compartilha nenhuma peça com o 1.0 de três cilindros já usado no Brasil. Será um propulsor global, a ser usado em outros mercados, mas que o Brasil será o primeiro País a adotar", afirma Enio Gomes, diretor de trem de força da Ford América do Sul.
Segundo a Ford, esse motor obteve nota A (a melhor possível) em consumo no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), além de oferecer "a maior potência específica do mercado – 91,5 cv/litro – entre os modelos naturalmente aspirados". A fabricante afirma ainda que ele é 10% mais leve, adotando bloco de alumínio. Entre as tecnologias estão duplo comando de válvulas variável e partida a frio sem o tanque auxiliar de gasolina.
Vale destacar que será o primeiro 1.5 tricilíndrico flex do mercado brasileiro. Atualmente, a maior parte dos propulsores com essa tecnologia são 1.0. A Ford mesmo conta com um 1.0 de três cilindros turbo, disponível por enquanto apenas no New Fiesta. Para comparar, ele rende 125 cv de potência e 17,3 kgfm de torque, sendo abastecido apenas com gasolina.
Mas não se esqueça do 1.5 de três cilindros turbo do Mini Cooper, também movido somente a gasolina, de 136 cv. Ou seja, de acordo com os dados divulgados pela Ford, seu novo motor será mais potente que aquele usado pela Mini, fabricado pela BMW.
Consumo
A Ford ainda não revelou os dados de consumo do novo motor 1.5, mas afirmou que ele está 5% mais econômico que o Sigma 1.6. Também não foi dito ainda se ele atuará tanto com câmbio manual quanto com o automatizado Powershift de dupla embreagem como acontecia com o 1.6. Na verdade, são grandes as chances de o Powershift deixar de ser oferecido, substituído por um automático convencional.
Para comparar, o 1.6 Sigma tinha consumo aferido pelo Inmetro de 7 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol ou 10,2 km/l e 11,8 km/l, respectivamente, com gasolina nas versões com câmbio manual. Com o Powershift, os dados são na mesma ordem 7,2 km/l, 8,3 km/l, 10,2 km/l e 12,1 km/l.
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