entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat Palio ganha apenas uma estrela em novo teste de colisão

Feito no Brasil e na Argentina, hatch com dois airbags perde estrelas devido ao resultado no teste de impacto lateral

03/08/2016 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Com requisitos mais rigorosos desde o início do ano, o Latin NCap - instituição independente que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina e no Caribe - revelou hoje (3) novos resultados de testes de colisão. O destaque ficou com o Fiat Palio, fabricado no Brasil e na Argentina, que recebeu somente uma estrela de proteção para adultos e três estrelas para crianças. Ele é equipado com dois airbags frontais. 

Leia mais:
208 perde estrelas e Picanto zera em teste de colisão 
Camaro, Mustang e Challenger passam por teste de colisão 
Nova Ranger fica com três estrelas em teste de impacto 
Latin NCAP avalia segurança de March, Versa e Fox
HR-V recebe nota máxima em teste de colisão

O resultado atual é inferior ao obtido nos testes anteriores de 2014 e 2015, quando recebeu quatro estrelas para adultos e três para crianças, devido ao seu desempenho no novo teste de impacto lateral, antes não realizado pela instituição. A baixa pontuação se deve ao fato de ele não ter airbags laterais, o que causou registros na região do peito, apesar de o hatch ter mostrado uma estrutura lateral capaz de proporcionar boa proteção e pouca penetração na área dos ocupantes. Já na proteção infantil, o modelo obteve proteção máxima em impacto lateral.

Quem decepcionou, contudo, foi o BYD F0, fabricado na China, testado em sua versão mais básica de segurança. Ele obteve zero estrela para adultos e apenas uma estrela para crianças. Apesar de apresentar uma estrutura estável no impacto frontal, o modelo registrou lesões de elevado perigo nos bonecos de teste (dummies) adultos possivelmente em função da falta de airbags.

No caso da proteção infantil, a baixa pontuação é explicada pela ausência de cintos de segurança de três pontos em todas as posições, pelas instruções escassas no manual em referência à proteção infantil e pela instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI). Devido ao resultado insatisfatório no teste de impacto frontal, o F0 sequer foi testado em impacto lateral.

"Estes resultados evidenciam, mais uma vez, como alguns fabricantes da região ainda não levam em conta a segurança, mais especificamente a segurança infantil, como uma prioridade", afirma María Fernanda Rodríguez, presidente do Latin NCAP. Os próximos resultados serão divulgados em setembro deste ano. 

Assista ao vídeo com o teste do Fiat Palio:

 

Assista ao vídeo com o teste do BYD F0:

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.