Terreno da fábrica de Camaçari (BA) da JAC
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Pedra fundamental da fábrica
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Unidade é a primeira fábrica JAC fora da China e fará três modelos exclusivos para o Brasil
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O lançamento do J2 foi um dos eventos que marcou a inauguração da pedra fundamental da fábrica da JAC Motors em Camaçari (BA). Além disso, a marca enterrou uma unidade do J3 no terreno da planta com mensagens escritas pelo público da edição 2012 do Salão do Automóvel de São Paulo. O carro só sairá de lá em 2032. "Dúvido que que ele precise mais que uma carga na bateria e gasolina para ligar" disse animado Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil. Ele só se esqueceu que foi nescessário retirar o motor do carro e todos os fluidos para que não fosse causado um dano ambiental. O J3, que virou uma cápsula do tempo, vai precisar de um pouco mais que isso para, literalmente, sair do buraco.
O anúncio de uma unidade produtiva no Brasil não é novo. Foi feito em 2011, mas só agora, com a definição do novo regime automotivo brasileiro, que a marca confirmou o investimento de US$ 600 milhões na planta baiana que será inaugurada em 2014. Além de empregar 3.500 funcionários diretos, a fábrica terá capacidade de produzir 100 mil unidades por ano e contará com centros de pesquisa e desenvolvimento, controle de emissões e design. An Jin, presidente da matriz chinesa da JAC, que foi fundada em 1964, ficou feliz com a primeira unidade de produção fora da China e declarou: "A partir de hoje, Camaçari será a segunda casa da JAC".
Tanto que a fábrica de Camaçari (BA) terá uma plataforma exclusiva para o Brasil, que dará origem a três novos modelos que sucederão a gama J3. O primeiro a chegar em 2014 será um hatch compacto que terá motor 1.0 flex e preço entre R$ 30 mil e R$ 40 mil. Além dele, serão apresentados ainda um sedã e uma versão aventureira do hatch. Na primeira fase de produção da unidade baiana, cerca de 40% das peças serão produzidas no Brasil.