entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dia Mundial do Fusca: relembre as três fases do modelo

Com apenas três gerações desde 1938, o Fusca é tão carismático que conquistou um dia mundial só para ele

21/06/2017 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Ao lado da Kombi, o Fusca é o Volkswagen mais carismático e amado em qualquer canto do mundo. Há uma imensa cultura em volta do pequeno besouro, com milhares de clubes, museus, peças de roupa e decorações todas feitas em homenagem a ele. Reunimos aqui um pouco de sua história para comemorar o Dia Internacional do Fusca.

Leia mais:
Fusca de 1974 com apenas 90 km rodados vai a leilão 

Relembre a trajetória do "besouro" em mais de 100 fotos

Volkswagen, Volkswagen Sedan, mas pode chamar de Fusca (1938-2003)

Encomendado por Adolf Hitler a Ferdinand Porsche, o Fusca original deu nome à sua marca. O Volkswagen, ou carro do povo em alemão, nasceu em 1938 e tinha como objetivo recolocar o país sobre rodas por meio de um carro barato e de fácil manutenção. No Brasil, ele foi produzido entre 1959 e 1986 (apesar de ter sido montado desde 1953 em um galpão em São Paulo), retornando depois em 1993 para uma breve carreira até 1996 - a pedido do então presidente Itamar Franco. Em sua forma original, ele foi produzido até 2003 no México.

Veja ofertas de Fusca na sua cidade

New Beetle (1998-2010)

Embarcando na onda retro do fim dos anos 1990, a Volkswagen trouxe de volta o Fusca como New Beetle. Beetle era como o nosso besouro era chamado em alguns países de língua inglesa. O modelo usava plataforma e conjunto mecânico da quarta geração do Golf e vestia uma carroceria inspirada no Fusca original. Apesar do forte apelo nostálgico, não fez muito sucesso e, com preço próximo ao Golf, não tinha argumento de venda suficiente frente seu companheiro de plataforma, nem o charme do Fusca original.

Fusca (2011-atual)

Depois do New Beetle, a Volkswagen decidiu dar um novo propósito ao besouro. Apelou para a nostalgia batizando o modelo com o apelido que o original recebeu (Fusca no caso do Brasil) e adotou uma postura mais esportiva. O visual se afastou um pouco Fusca original, mas a pegada aqui é outra: vendido no Brasil com motor 2.0 TSI de 220 cv, ele se posicionou como mais uma opção de esportivo da Volkswagen.Porém, por ser um modelo de nicho com certo luxo, nunca vendeu como o popular Fusca original.
 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.