Os primeiros Fusca deixam a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) em janeiro de 1959
1/106
Fusca no 1º Salão do Automóvel de São Paulo (1960)
2/106
Linha de montagem no Brasil
3/106
O modelo foi produzido no País até 1986, voltando a ser fabricado em 1993 a pedido do então presidente Itamar Franco
4/106
Linha de montagem do Fusca em São Bernardo do Campo, em 1970
5/106
Galpão na Rua do Manifesto
6/106
Armazém da Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde a Volkswagen do Brasil iniciou operações, em 1953
7/106
A despedida, em 1996, contou com uma versão especial chamada Série Ouro
10/106
A última série do modelo, o 'Fusca Itamar'. Na foto, um modelo 1994
11/106
Marco histórico: o 1.500.000º Fuscas produzidos no Brasil
12/106
Protótipo do Fusca
13/106
O Fusca, na verdade, nasceu na Alemanha em 1934. Na foto, os primeiros modelos fabricados passam pelo portão de Brandemburgo, em Berlim, em 1938
14/106
Fábrica na Alemanha celebra a marca de 100.000 modelos fabricados, em 1950
15/106
100.000º Fuscas, em 1950
16/106
Placa com o nome da empresa no Pós-Guerra: Wolfsburg Motor Works
17/106
Fusca Cabriolet 1949
20/106
Modelo conversível de 1949
21/106
Celebração de um milhões de Fusca produzidos, em 1955
22/106
No exterior, o Fusca foi conversível. Na foto, modelo de 1976
28/106
Embarque de Fuscas no México
32/106
Fuscas em Nova York
35/106
Celebração, fevereiro de 1972
36/106
Celebração, fevereiro de 1972
37/106
Comemoração do Fusca número 20 milhões em Puebla em 1981
38/106
Volkswagen Beetle comemora 65 anos nos Estados Unidos
39/106
Volkswagen Beetle comemora 65 anos nos Estados Unidos
40/106
Anúncio do Fusca de 1960
41/106
Campanha publicitária
44/106
Campanha publicitária
45/106
Campanha publicitária
46/106
Campanha publicitária
47/106
Campanha publicitária
48/106
Campanha publicitária
49/106
Campanha publicitária
50/106
Campanha publicitária
51/106
Fusca de Competição AUTOZOOM / Crédito: Mira e Clica/VGCOM
52/106
O New Beetle marcou o retorno da tradição, em 1998
53/106
Fusca Pink Edition
58/106
Fusca Concept R-Line
59/106
Fusca Cabriolet Denim
60/106
Fusca Cabriolet Wave
61/106
Noite do Fusca no Auto Show Collection
64/106
Noite dos Clássicos Nacionais no Auto Show Collection / Crédito: Michael Bazzarello
65/106
Noite dos Clássicos Nacionais no Auto Show Collection / Crédito: Michael Bazzarello
66/106
Noite dos Clássicos Nacionais no Auto Show Collection / Crédito: Michael Bazzarello
67/106
Noite dos Clássicos Nacionais no Auto Show Collection / Crédito: Michael Bazzarello
68/106
Noite dos Clássicos Nacionais no Auto Show Collection / Crédito: Michael Bazzarello
69/106
Noite Hood Ride no Auto Show Collection
70/106
Noite Hood Ride no Auto Show Collection
71/106
Noite Hood Ride no Auto Show Collection
72/106
Noite Hood Ride no Auto Show Collection
73/106
Noite Hood Ride no Auto Show Collection
74/106
Noite Hood Ride no Auto Show Collection
75/106
Noite Hood Ride no Auto Show Collection
76/106
Noite Hood Ride no Auto Show Collection
77/106
Noite Hood Ride no Auto Show Collection
78/106
Noite Hood Ride no Auto Show Collection
79/106
Noite Hood Ride no Auto Show Collection
80/106
Noite Hood Ride no Auto Show Collection
81/106
3º Encontro de Fuscas e Carros Antigos no estacionamento do Shopping Pátio Guarulhos
82/106
3º Encontro de Fuscas e Carros Antigos no estacionamento do Shopping Pátio Guarulhos
83/106
3º Encontro de Fuscas e Carros Antigos no estacionamento do Shopping Pátio Guarulhos
84/106
3º Encontro de Fuscas e Carros Antigos no estacionamento do Shopping Pátio Guarulhos
85/106
3º Encontro de Fuscas e Carros Antigos no estacionamento do Shopping Pátio Guarulhos
86/106
3º Encontro de Fuscas e Carros Antigos no estacionamento do Shopping Pátio Guarulhos
87/106
3º Encontro de Fuscas e Carros Antigos no estacionamento do Shopping Pátio Guarulhos
88/106
3º Encontro de Fuscas e Carros Antigos no estacionamento do Shopping Pátio Guarulhos
89/106
3º Encontro de Fuscas e Carros Antigos no estacionamento do Shopping Pátio Guarulhos
90/106
3º Encontro de Fuscas e Carros Antigos no estacionamento do Shopping Pátio Guarulhos
91/106
3º Encontro de Fuscas e Carros Antigos no estacionamento do Shopping Pátio Guarulhos
92/106
3º Encontro de Fuscas e Carros Antigos no estacionamento do Shopping Pátio Guarulhos
93/106
O Fusca viveu Herbie nos cinemas
94/106
Fusca de corrida guiado pelo piloto Tanner Foust
95/106
Fusca em evento Beetle Sunshine Tour
96/106
Fusca em evento Beetle Sunshine Tour
97/106
Fusca em versão rosa com cílios
98/106
Fusca no SEMA Show, evento de personalização nos Estados Unidos
101/106
O dia 22 de junho é muito especial para pessoas ao redor de todo o mundo. É quando se comemora o Dia Mundial do Fusca. Sim, mundial! E neste ano há ainda outros marcos na história desse carrinho tão simpático: há 30 anos, em 1986, o modelo se despedia do mercado brasileiro pela primeira vez e, em 1996, há 20 anos, ele nos abandonava mais uma vez com uma versão especial chamada Série Ouro. Veja na galeria imagens que relembram a trajetória do carro e modelos de diferentes épocas e estilos.
Leia mais:
Fusca de 1974 com apenas 90 km rodados vai a leilão
Vídeo: Fusca é estrela nesse episódio da série Clássicos do Brasil
Vídeo: Colecionadores conhecem o novo Fusca
Um pouco de história
O Fusca nasceu em 22 de junho de 1934, quando Ferdinand Porsche e Adolf Hitler assinaram o contrato para dar início à fabricação do modelo - daí a escolha dessa data para celebrá-lo no mundo todo. No projeto, o carro precisava chegar aos 100 km/h, ser econômico e barato. Ou seja, ele já nasceu como um carro popular.
No Brasil, as primeiras unidades chegaram importadas em 1950, caracterizadas pelo vidro traseiro dividido. O modelo passou a ser montado no País pela Volkswagen em 1953, ainda usando peças importadas da Alemanha, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). Vale lembrar que, inicialmente, o modelo era chamado de Volkswagen Sedan. O nome Fusca só foi adotado oficialmente em 1983.
A fabricação no Brasil foi oficializada no dia 20 de janeiro de 1959, daí a escolha dessa data para celebrar o Dia Nacional do Fusca, embora a produção tenha se iniciado na verdade semanas antes. A fabricação em São Bernardo do Campo (SP) se deu entre 1959 e 1986, quando o modelo saiu de linha.
Após um intervalo de sete anos fora do mercado, ele voltou a ser produzido em 1993 por solicitação do então presidente Itamar Franco, dando origem ao famoso Fusca Itamar, fabricado até 1996 quando o carro deixou de ser feito definitivamente.
Ao todo foram vendidas 3,1 milhões de unidades do Fusca, que permaneceu 24 anos na liderança das vendas de automóveis no País, entre 1959 e 1982. O nome ressurgiu em 2012, quando a terceira geração do Beetle passou a se chamar Fusca.
Com base no "besouro", surgiram vários modelos, como a Brasília, o esportivo SP2 e o TL. Mas o Fusca também teve algumas versões emblemáticas, como o "Cornowagen" de 1965 (com teto solar), o "Bizorrão" ou "Super Fuscão" de 1975, o "Fafá de Belém" de 1979 e o modelo de despedida, a Série Ouro, de 1996.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)