23/06/2017 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros
Leia mais:
CNH digital: quanto custa, como se cadastrar e usar o aplicativo
Multa por dirigir sem CNH pode ficar bem mais cara no país
Projeto de lei quer tornar extintores obrigatórios novamente
Nove picapes diesel usadas por até R$ 60 mil
Mas existem regras para que isso aconteça. A multa não seria aplicada somete quando o agente de trânsito conseguir obter as informações desses documentos por meio de consulta a um banco de dados oficial. A alteração já valia para o documento do veículo desde novembro do ano passado.
Por outro lado, a proposta propõe que, quando não for possível realizar a consulta online das informações do veículo ou do condutor, o auto de infração seja cancelado se o condutor apresentar, em até 30 dias, o documento ao órgão de trânsito responsável pela autuação. Assim, o motorista não receberá a multa nem terá os pontos computados em sua carteira.
Atualmente, a lei prevê como infração leve quem dirigir sem portar o licenciamento e a CNH, além de ter o veículo retido até a apresentação dos documentos. A multa é de R$ 88,38 e são somados três pontos à habilitação.
Se aprovado, o projeto de autoria da ex-deputada Sandra Rosado e da deputada Keiko Ota (PSB-SP) alteraria o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). De acordo com a Agência Câmara Notícias, ele agora segue para o Senado, a não ser que haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara.
Guia completo: preço, onde e como renovar a CNH
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro