04/06/2021 - Alexandre Kacelnik/ RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A picape Ford F-150 é o veículo mais emplacado nos EUA nos últimos 40 anos. Em 2020, mesmo com a pandemia, a linha F emplacou cerca de um milhão de picapes pelo mundo, a esmagadora maioria delas nos EUA e Canadá.
Mesmo com este sucesso estrondoso se devendo ao gosto do americano pelos V8s e grandões, se importando menos que os europeus com consumo ou sustentabilidade, a Ford mostrou que está olhando para frente e se adaptando aos novos tempos ao lançar a Lightning Pro, primeira versão elétrica da F-150.
Destinada prioritariamente ao uso comercial, como diz seu nome, a F-150 Lightning Pro passou com louvor no primeiro teste de aceitação dos elétricos nos EUA por um público bem diferente dos “californianos-moderninhos-que-compram-Tesla”.
Apenas nas primeiras 12 horas, a Ford recebeu 20 mil pedidos de reserva da nova picape. Em uma semana forma 70 mil reservas.
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“A F-150 Lightning Pro é muito mais que um utilitário elétrico. Feita para clientes comerciais, ela fica melhor com o tempo e é conectada a serviços que vão ajudar na produtividade dos negócios”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
“Cada vez mais empresas assumem o compromisso de se tornar neutras em carbono e esperam produtos elétricos que possam se integrar facilmente às suas operações. A Ford está posicionada de forma única para atender a essa demanda porque temos uma picape e uma van com emissões zero, e muitos de nossos clientes querem os dois veículos na frota”, completou Farley.
Além de convencer o comprador de que as conhecidas força, eficiência e confiabilidade da Série F permanecem na versão elétrica, a Ford bolou recursos para melhorar a produtividade e reduzir os custos operacionais dos frotistas, incluindo soluções inteligentes de carregamento.
E veio com preço agressivo: a versão de entrada, com 432 cv de potência, 107 kgfm de torque e capacidade de carga útil de 900 kg custa 39 mil dólares (cerca de 210 mil reais ao câmbio do dia).
Isso com autonomia estimada de 370 km (padrão EPA), bateria padrão de íons de lítio e carregador móvel de 32 A, que facilita a vida de pequenas e médias empresas.
“Dados de telemetria de mais de 233 milhões de quilômetros mostram que o cliente comercial médio da F-150 nos EUA roda menos de 280 km em 95% de suas viagens diárias. E eles controlam de perto seus custos – compram o que precisam e nem um centavo a mais”, disse Ted Cannis, gerente geral de negócios comerciais da Ford na América do Norte.
Um dos apelos da relação custo-benefício da elétrica é que ela deve reduzir em 40% os custos de manutenção programada dos frotistas ao longo de oito anos. A Ford criou uma ferramenta digital que compara diversos custos, incluindo compra ou aluguel, incentivos fiscais e energia, para ajudar a convencer o comprador de que ele está fazendo um bom negócio.
A Lightning é a primeira Série F com suspensão traseira independente, e tem alguns plus em relação às versões a combustão, como um compartimento para carga vedado e iluminado sob o capô, onde antes ficava o motor, com capacidade para 180 kg de cimento ensacado, quatro tomadas elétricas de 120 V e duas portas USB.
Com cabine dupla e espaço para cinco passageiros, bancos de vinil, multimídia SYNC 4 com tela sensível ao toque de 12 polegadas, tela de produtividade de 12 polegadas e vários recursos de assistência ao motorista, a Lightning Pro oferece sistema de autonomia inteligente que calcula a energia necessária para completar a viagem com base no terreno, clima, carga e distância.
Compartilhados na nuvem com a ferramenta “Ford Power My Trip” e o SYNC 4, esses dados permitirão ao motorista – ou até a alguém do escritório - planejar a rota, monitorar o uso da carga e encontrar a estação de recarga mais próxima.
A versão básica vem com um carregador móvel de 32 A para conexão em corrente alternada de 120/240 V. Como opção, há duas estações de 240 V, com 48 A ou 80 A, que aceleram o tempo de carga em corrente alternada.
É possível também fazer carregamento rápido na estrada, nas estações de corrente contínua de 150 kW Nível 3 da Ford Charging Network, que repõem de 15% a 80% da carga em menos de 45 minutos – o tempo médio de uma parada para almoço.
Pelo painel de controle Ford EV Telematics, que acessa os dados do veículo na nuvem, os gerentes da frota podem monitorar o estado e a carga do veículo, pagar pela recarga, reembolsar os funcionários pelo carregamento doméstico, climatizar a cabine remotamente e gerar relatórios. Um Big Brother do bem no transporte leve de cargas.
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