01/06/2023 - Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Foto: Fernando Soutello / Fonte: iCarros
uma das grandes dúvidas quando o assunto é mobilidade está no futuro dos postos de combustíveis. como eles serão daqui pra frente e será que os postos vão sobreviver com a popularização dos carros elétricos?
existem algumas teses, mas uma coisa é fato: as principais petrolíferas do Brasil e do mundo precisam e já estão se mexendo para não ficar para trás em seus negócios.
fomos convidados para conhecer de perto a reinauguração do Posto Pilar do Tietê, em São Paulo (SP), e o que vimos foi uma jornada bem diferente e mais completa para o consumidor. tudo mudou: desde a estrutura até a parte visual, tudo em meio de uma grande reformulação e virada de marca.
posto modelo para os próximos
assim que você chega neste posto, que leva a bandeira Ipiranga, você tem os serviços mais integrados e bem explicados. até a testeira do posto está maior, os preços estão mais fáceis de serem identificados e cada tipo de combustível leva uma determinada cor no mostruário e na bomba.
a loja de conveniência AmPm passou a ser um “mini-mercado”, com espaço interessante para um bate-papo e também passar o tempo. no caso deste posto você tem opções muito variadas, desde bebidas, doces e salgados em geral até Pizza Hut.
“a nossa certeza é de que um posto precisa de uma loja, precisa do varejo. um completa o outro. um posto sem a estrutura de loja perde muito e vice-versa. no futuro, cada vez mais, com essa jornada de mobilidade, o combustível passa a ser diferenciado com matriz energética diferenciada”, explica Carlos Resende, vice-presidente de Rede da Ipiranga.
e para quem tem carro elétrico?
pensando ainda mais no futuro, o posto de combustível não pode ficar mais restrito no abastecimento de etanol, gasolina e diesel. é preciso pensar também nos veículos híbridos e elétricos, que cada vez mais ganham espaço nas ruas e estradas.
foi justamente por isso que a Ipiranga colocou um carregador de veículos de 60 kWh bem próximo da conveniência, facilitando a vida de quem precisa dar uma parada para recarregar o carro.
“o carregamento elétrico hoje, para nós, está em processo de teste. estamos literalmente aprendendo onde colocar, como colocar e como e o que cobrar. esse modelo está sendo avaliado em vários mercados”, explica Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios.
“a monetização é um desafio para todo mundo que está colocando a mão neste mercado. é tudo muito novo e esse tipo de solução dificilmente será aplicada nacionalmente, é uma solução de micromercado”, diz Bárbara, lembrando que inicialmente o carregamento elétrico não é cobrado, mas isso pode mudar.
“o mundo está passando por um período de transição energética. a única certeza que temos é que a matriz energética futura não é uma matriz única. ela é mais complexa no ponto de vista de soluções e muito regional. a do Brasil não é a mesma dos EUA. no Brasil temos a oportunidade de olhar para biocombustíveis como forte potencial”, completa Bárbara.
Jet Oil mais sustentável
o processo da troca de óleo lubrificante também está mais moderno. saem os fracos plásticos e entra o óleo a granel, ou seja, o óleo fica estocado em grandes tanques ao invés daquelas embalagens tradicionais de 1 litro.
“antes tínhamos mais de 400 mil frascos de plásticos colocados para fora do posto para uso dos lubrificantes nos carros e agora teremos os tonéis. cada tonel equivale a 200 frascos que eu não coloco no meio ambiente. é um benefício para o meio ambiente, já que você não está proliferando resíduo plástico, então existe todo esse esforço”, diz Bárbara.
a parte de preocupação com ESG também pode ser vista no processo de iluminação do posto. o posto recebeu uma forração desenhada para reduzir o consumo de energia em até 18%, pensando em ser cada vez mais eficiente.
novos produtos
a Ipiranga ainda lançou a nova linha de produtos aditivados Ipimax, com foco na qualidade e rendimento, tornando seu portfólio mais completo após uma pesquisa com mais de 600 consumidores. Os produtos são: Ipimax Gasolina, Ipimax Etanol, Ipimax Diesel e Ipimax Pro Gasolina.
“escolhemos o nome Ipimax porque ele faz referência à marca mãe Ipiranga, um ativo muito forte que a gente tem, e Max, referente ao máximo rendimento e máxima qualidade. a partir daí começamos o desenvolvimento de produtos. chegamos em nosso novo propósito, que é abastecer a vida em movimento. os principais benefícios de um produto aditivado é qualidade, garantia de procedência e também o rendimento”, completa Bárbara.
outros distribuidores de combustíveis também seguem desenvolvendo novas soluções dentro do mercado brasileiro.
a Vibra Energia, ex-BR Distribuidora e licenciada da marca Petrobras, inaugurou seu primeiro eletroposto para carros elétricos em São Paulo em junho de 2022. o plano pretende realizar até 70 instalações deste tipo até o final de 2023. o primeiro eletroposto de recarga rápida da Shell também foi inaugurado em junho do ano passado.
icarros é a plataforma que conecta pessoas em todo o Brasil na busca por boas oportunidades de compra e venda de veículos. Acesse o site e confira ofertas.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro