14/12/2018 - João Brigato (de Stuttgart, Alemanha) / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
Nova geração do Porsche 911 (992) chegará ao Brasil em 2019
Porsche 911 2020: as 10 tecnologias mais legais do esportivo
Brasil terá 1º híbrido flex do mundo com o Toyota Prius
Segundo a Porsche, o 911 de geração 992 é o primeiro carro do mundo a trazer sistemas eletrônicos otimizados para rodar em superfícies molhadas ou escorregadias. Por meio de sensores acústicos que detectam umidade acentuada na pista, o modo Wet é pré-ativado e um aviso é exibido na tela direita do painel de instrumentos.
Com o modo Wet selecionado pelo motorista no rotor do volante ou na central multimídia de 10,9 polegadas, o comportamento do 911 muda. O controle de tração e estabilidade passa a atuar de maneira mais incisiva, a sensibilidade do acelerador é diminuída e a potência é cortada levemente. Além disso, a aerodinâmica também passa a trabalhar a favor da maior aderência no asfalto, já que o aerofólio é elevado para gerar mais downforce.
Na prática o que muda?
No circuito de Hockenheim a Porsche nos levou para algumas voltas à bordo do novo 911 com um piloto profissional no comando. Havia uma pista totalmente molhada para mostrar as diferenças entre cada modo de condução. O modelo usado nas passagens era o Carrera S, com tração apenas na dianteira, motor 3.0 seis cilindros boxer de 450 cv e 54 kgfm de torque associado a transmissão PDK de oito marchas.
Vai trocar de carro? Simule as parcelas gratuitamente
Durante a primeira volta em modo Normal, o Porsche 911 escapava de traseira e deslizava pela pista. Apesar de ter se mantido em controle total, isso só foi possível pois se tratava de um piloto experiente, provavelmente motoristas menos habilidosos podem vir a perder o controle nessas situações.
Com o modo Wet ativado, o 911 não desgarrou nas curvas e se manteve bastante estável, mesmo com o acelerador pressionado com toda força. A carroceria vibra mais como resultado da atuação dos controles de tração e estabilidade em todos os sistemas de controle do esportivo. Como não pudemos dirigir o esportivo, ficando restrito a uma volta no banco do passageiro, não foi possível sentir as reações do modo Wet diretamente na direção e pedais.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro