entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como ficará a Ford após cortar quase metade dos seus carros

Portfólio reduzido e enxuto levará a Ford a uma nova gama de carros no Brasil

26/02/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Passado o susto do anúncio do fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, chega a hora de entender como ficará o portfólio da marca frente a tantas aposentadorias já anunciadas dentro e fora do Brasil. Entre os modelos que ficam e os que estão em vias de chegar, a lista de modelos da marca ficará enxuta por um certo tempo.

Leia mais:
Governo de SP ajudará Ford a vender fábrica de São Bernardo
Ford fecha fábrica no Brasil e dá fim ao Fiesta e caminhões
Ford Focus ST estreia com 280 cv que nunca teremos no Brasil

Quem sai?

Até o final de 2019, New Fiesta hatch, Focus hatch e Focus Sedan serão aposentados no Brasil. O fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, de onde sai o Fiesta, terá suas atividades encerradas até novembro. Já a família Focus teve o fim de sua produção na Argentina anunciado no ano passado. Não se sabe qual modelo entrará em seu lugar na planta. Toda linha de caminhões também será removida, sendo o Brasil o último mercado do mundo a vendê-los. 

O Fiesta já estava cambaleando no mercado brasileiro desde que o Ka foi reestilizado. Diferentemente do irmão menor que adotou um motor 1.5 Dragon moderno associado a um câmbio automático de verdade, o New Fiesta manteve o antigo 1.6 Sigma associado ao polêmico câmbio PowerShift. Mais equipado, mais moderno e mais barato, o Ka enterrou de vez seu irmão. Vale lembrar que antes da virada do ano, o New Fiesta sedã havia sido aposentado junto das versões manuais do hatch.

O Focus sofreu uma retração parecida. Definhando mês a mês o segmento de hatches médios vem apresentando números restritos e migração dos compradores para outras categorias, especialmente a categoria de SUVs compactos. O sedã também nunca brilhou em seu segmento, dominado pelo Toyota Corolla, com Honda Civic e Chevrolet Cruze fazendo volume logo atrás. Sua aposentadoria aqui no Brasil coincide com o fim da vida do modelo nos EUA e a chegada da nova geração na China e Europa.

Outro modelo que está em vias de se aposentar, mas não ainda em 2019, é o Fusion. A última reestilização do sedã estreou há cerca de um mês por aqui e será a derradeira mexida que ele receberá. Seu fim de produção, apesar de ser um carro de grande volume nos EUA, foi anunciado pela Ford para os próximos dois anos. Ele é atualmente feito no México, mas seu primo europeu Mondeo continuará na ativa, tanto que foi reestilizado com um visual diferente do Fusion.

Como fica a linha?

Com Fiesta, Fiesta Sedan, Focus, Focus Sedan e Fusion aposentados, o portfólio de modelos nacionais da Ford será constituído somente por Ka, Ka Sedan, EcoSport e Ranger (apesar de essa ser produzida na Argentina). Entre os importados, a marca terá Mustang e Edge, que será oferecido inicialmente somente na versão esportiva ST. Assim, dos atuais onze modelos, a Ford passará a contar apenas com seis, reduzindo sua gama de carros quase 50%.

Com anúncio de que investirá fortemente em picapes e SUVs, o futuro da marca começa a entrar no campo dos rumores. Nos EUA e Europa já foram flagradas as novas gerações do Escape, SUV médio da marca, e um inédito crossover feito sobre a plataforma do novo Fiesta. Esse último modelo pode vir a ser a nova geração do EcoSport, que vem amargando críticas e vendas baixas tanto nos EUA quanto na Europa. Caso o modelo flagrado seja o novo Eco, ele terá visual mais urbano e refinado, seguindo o estilo do Honda HR-V.

Para o segmento médio, a Ford pode finalmente trazer o novo Escape para o Brasil ou tentar uma solução de baixo custo com a Mahindra, que já está sendo preparada para a Índia. O SUV chinês rebatizado como Territory não agradou no Salão e o projeto subiu para o telhado. A ideia é ter um rival de peso para o Jeep Compass, que tem se mostrado rentável e de sucesso para a FCA, não atoa é o SUV mais vendido do Brasil.

Por fim, a nova Courier entra nos planos da Ford para o Brasil. A picape intermediária será a porta de entrada da marca do oval azul no segmento de modelos com caçamba. A ideia é fazer uma rival para Fiat Toro e Volkswagen Tarok usando como base o novo Escape. Tal qual as rivais, ela será monobloco, terá pegada mais urbana, mas ainda assim uma boa capacidade off-road. Ficará abaixo da Ranger em preço e porte, com grandes chances de resgatar o nome Courier ou Ranchero.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.