07/12/2017 - Redação / Fotos: Reprodução/Ministério das Cidades / Fonte: iCarros
O Ministério das Cidades revelou que, até 1º de janeiro de 2019, será implementada uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passará a adotar o formato de cartão plástico com chip. A medida será divulgada em uma nova resolução a ser publicada ainda nesta semana.
Leia mais:
Comissão aprova CNH exclusiva para veículos automáticos
CNH digital: preço, como se cadastrar e usar o aplicativo
CNH com EAR: o que é e como obter?
Renovação da CNH: prazo, como fazer e quanto custa
Segundo o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a medida oferecerá maior segurança e possibilitará a integração com outros países. Além de ser mais resistente e ter maior durabilidade, essa nova CNH poderá oferecer ainda a inserção de dados e informações relativas aos condutores nos chips, podendo até ser usada para o pagamento de pedágio e transporte público, no controle de acesso a prédios ou estacionamentos ou ainda na identificação através de comparação biométrica, uma vez que as digitais estarão carregadas dentro do chip e poderão ser usadas para validar a identidade em bancos, serviços públicos etc.
Ainda não foi revelado se o valor para a emissão da nova CNH será alterado. Isso provavelmente será divulgado somente quando essa tecnologia for adotada. Além disso, quem tiver o documento de papel não precisará fazer a substituição, troca que ocorrerá somente ao fazer a renovação.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro