15/04/2015 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
O Latin NCap divulgou hoje (15) os resultados da terceira fase de testes de colisão, realizada com carros vendidos em toda a América Latina, do México à Argentina. Foram avaliados três modelos nessa bateria, mas apenas um interessa aos brasileiros. Trata-se do Citroën C3, que é fabricado no País e obteve um resultado mediano no teste de impacto, conseguindo quatro estrelas de proteção para adultos e duas para crianças - a nota máxima é cinco estrelas.
O hatch da Citroën possui dois airbags dianteiros, o que ajudou na nota quatro para adultos. Porém, a estrutura do veículo foi considerada instável. O teste com o C3 foi apenas de colisão frontal, ou seja, não foi feito teste de impacto lateral. O comentário do órgão é que, "no impacto frontal, a cabeça e o pescoço do motorista e do acompanhante receberam uma boa proteção". A crítica diz respeito a "estruturas perigosas na área do painel que poderiam impactar contra os joelhos do motorista e do acompanhante".
Quanto à proteção para crianças, que recebeu somente duas estrelas, o problema detectado é que "a cadeirinha infantil para crianças de três anos não conseguiu evitar um excessivo deslocamento para frente durante o impacto, oferecendo uma baixa proteção ao pescoço e peito. O desempenho dinâmico do sistema de retenção infantil para a criança de 18 meses deixou exposta a cabeça do boneco". Outra crítica diz respeito à impossibilidade de desligar o airbag do acompanhante no caso de instalação de uma cadeirinha infantil no banco dianteiro.
Nota zero
Essa bateria incluiu ainda testes com outros dois carros: Nissan Tiida Sedan (fabricado no México) e Seat Leon ST (fabricado na Espanha). O Tiida Sedan, que não é vendido no Brasil desde 2013, teve um péssimo desempenho, recebendo zero estrelas na proteção para adultos e duas para crianças. O problema é que a versão avaliada - sempre a básica - não conta com nenhum airbag.
"A proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista foi pobre e, portanto, foi ampliada a limitação de estrelas e pontos zero. A proteção do peito do motorista e do acompanhante foi marginal. Os joelhos do acompanhante impactaram contra partes perigosas por trás do painel onde está o tubo que atravessa a parte frontal da estrutura. A carroceria foi considerada estável. A carroceria foi capaz de suportar maiores cargas", descreve o órgão sobre o teste realizado.
Em resposta, a Nissan se comprometeu a parar de comercializar a versão sem airbags e a incluí-los junto com os pré-tensionadores do cinto de segurança no futuro próximo. Vale destacar que o modelo está entre dos dez mais vendidos no México.
Já a perua Seat Leon ST se tornou o segundo modelo na América Latina e no Caribe a obter nota máxima, com cinco estrelas tanto na proteção de adultos quanto para crianças. Esse resultado só havia sido obtido até então pelo Volkswagen Golf. O modelo possui seis airbags, o que ajudou a proteger cabeça, pescoço e peito dos ocupantes, além de contar com sistema isofix para cadeiras infantis.
Serão divulgados novos resultados do Latin NCAP em julho, setembro, novembro e dezembro deste ano. Clique aqui para ver os resultados de todos os testes realizados pelo órgão.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro