21/01/2016 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
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O depoimento foi dado durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, ao jornal digital norte-americano International Bussiness Times. Barra defendeu que a empresa atua em prol dos interesses dos consumidores ao oferecer listas de equipamentos de segurança mais enxutas em alguns mercados onde essas tecnologias não são obrigatórias. Ela disse ainda ser favorável a um padrão internacional, mas não especificou se esse padrão deveria ser direcionado aos níveis mais altos dos países desenvolvidos ou aos mais baixos dos mercados emergentes.
Em novembro do ano passado, o Latin NCap disse ter enviado uma carta para Barra criticando os baixos níveis de segurança do Aveo - que não possui airbags de série e obteve zero estrela de proteção para adultos e duas para crianças - e pedindo à empresa que retire de seu catálogo todos os carros que receberam zero estrela. "A marca Chevrolet da GM apresenta o pior desempenho de todas as marcas globais de carros”, dizia a carta. Um mês depois, quatro grandes grupos de direitos dos consumidores nos Estados Unidos escreveram à CEO pedindo a inclusão de airbags como item de série em todos os seus carros no mundo todo.
Em sua defesa, Mary Barra respondeu ao jornal norte-americano que a GM "está constantemente buscando formas de tornar seus carros mais seguros", mas completou dizendo que "em muitos desses mercados, a tecnologia [dos airbags] está disponível e é uma escolha do consumidor se quer ou não".
Depois da entrevista de Barra, o Latin NCap divulgou hoje (21) um comunicado informando que a GM respondeu à sua solicitação dizendo que "leva a sério a segurança dos veículos, independentemente do mercado, e que as questões expostas estão sendo abordadas por seus principais líderes. Além disso, a General Motors informou apoiar os esforços do Latin NCAP para promover normas de segurança para os veículos."
Mesmo assim, o órgão independente que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina e no Caribe afirmou ter encaminhado um nova carta à executiva solicitando uma reunião "para podermos adotar exatamente o mesmo enfoque proativo na América Latina que aquele que a General Motors acaba de acordar para ser aplicado nos Estados Unidos" - uma referência à participação de Barra no lançamento dos "Princípios de segurança proativos" junto com o Secretário de Transporte dos Estados Unidos, Sr. Anthony Foxx, em janeiro deste ano.
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