entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Carros de luxo têm financiamento especial

Fabricantes oferecem descontos e condições para compra a prazo para quem quer ingressar no segmento de luxo

14/07/2015 - Anamaria Rinaldi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Sonhar em ter um carro de luxo está deixando de ser apenas um desejo e se tornando realidade para algumas pessoas. Isso porque as fabricantes estão oferecendo descontos cada vez mais frequentes, além de condições especiais de financiamento para atrair novos clientes para suas marcas.

Segundo Décio Carbonari, presidente da ANEF (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), esses financiamentos mais flexíveis foram criados para tornar veículos de luxo acessíveis a uma gama maior de consumidores. “E ao mesmo tempo são uma ferramenta utilizada pelas marcas como forma de fidelizar os clientes”, completa o executivo.

Veja abaixo o que cada empresa oferece e algumas dicas de um especialista para não se iludir com as condições atraentes e acabar com uma dívida maior do que você possa pagar.

Audi

A Audi oferece a seus clientes o Audi Pass, um plano de financiamento com entrada reduzida e, segundo a empresa, prestações 40% menores quando comparadas a um financiamento convencional. Com entrada a partir de 20%, o saldo restante é quitado em 23 prestações menores e uma parcela final. Essa 24ª parcela, porém, é mais rechonchuda: de 50% do valor da nota fiscal do veículo. Esse plano está disponível para os modelos A1, Q3, A3, A3 Sedan, A4 e A5.

Mas a cereja do bolo é que a Audi garante a recompra do carro ao final do contrato – ou seja, após dois anos - por no mínimo 50% do valor do veículo. Dessa forma, o cliente pode usar o modelo como entrada para fazer um novo financiamento. Entre as exigências para efetuar a recompra estão: o veículo precisa estar em sua configuração original, com no máximo 30 mil km rodados e com todas as revisões feitas em concessionárias da Audi.

A oferta parece muito boa, mas é preciso ter atenção. “Na hora da recompra, é importante checar quanto a concessionária irá considerar de desvalorização após dois anos. Em média, ela é de 15% no primeiro ano e de 10% no segundo. Provavelmente, eles oferecerão bem menos que isso. Se o cliente não ficar atento, receberá menos do que o carro realmente vale”, alerta o professor William Francini, coordenador do curso de Administração da FEI (Fundação Educacional Inaciana). Um Audi A1 Sportback 2013, por exemplo, custava R$ 99.900 zero quilômetro na época. Hoje, ele vale R$ 75.324 segundo a tabela FIPE – uma desvalorização de 24,6%.

Para o presidente da ANEF, porém, a oferta é tão boa quanto parece. “Ao final do contrato de financiamento, o cliente tem a opção da recompra por parte do concessionário, que servirá para quitar os 50% finais da dívida e dar entrada para o financiamento de um novo veículo zero quilômetro. Outra opção é aplicar o valor da compra à vista no mercado financeiro e utilizar parte do capital ao termino do período para quitar a dívida”, afirma Carbonari.

A Audi também faz promoções ao longo do ano. Em março, por exemplo, foi realizado o Open Haus. A campanha oferecia descontos que iam de R$ 6.000 a R$ 22 mil para os modelos A1, A3, A3 Sedan, Q3 e Q5, além de condições especiais como taxa zero, IPVA 2015 e um ano de revisão grátis.

E para o lançamento da nova geração do esportivo TT, em maio, a fabricante alemã criou um plano exclusivo de financiamento chamado Audi One Time. Ele consiste em pagar uma entrada de no mínimo 50% e mais uma parcela única depois de 12 meses da aquisição do veículo. Com esse plano, a entrada sai por R$ 104.995, mais uma parcela final de R$ 123.082,92. Assim, o total a prazo pago por um TT Attraction 2.0 é de R$ 228.077,92 – o valor de tabela é de R$ 209.990.

“Esse plano é ideal para executivos que recebem bônus, prêmios e participações de lucro de empresas, ou para quem prefere deixar o dinheiro rendendo em investimentos”, explica Alessandro Lora Ronco, superintendente de marketing da Audi Finance, marca do Banco Volkswagen.

BMW

A BMW não fica atrás e também oferece condições especiais de financiamento. Chamado de “Sign & Go”, o plano está disponível para os modelos 120i Sport, 225i Active Tourer, 320i Sport, 328i Sport GP, 528i M Sport, 535i M Sport e X1 sDrive20i. A entrada pode variar entre 0% e 49% e o saldo restante é quitado em 24 parcelas, sendo a prestação final de 50% do valor do veículo.

E adivinhem? A BMW também garante a recompra do carro após dois anos desde que o veículo esteja em sua configuração original, com limite de 30 mil km rodados e com todas as revisões realizadas nas concessionárias da marca.

Há ainda promoções especiais realizadas ao longo do ano. Durante o mês de maio, por exemplo, os flex Série 1 e X1 eram vendidos com descontos de R$ 7.000 (120i) e R$ 18 mil (X1 sDrive20i) para pagamento à vista. Já o Série 3 (320i) era oferecido com financiamento com 60% de entrada e o saldo restante em 18 parcelas mensais fixas com taxa de juros zero.

“O consumidor deve ter atenção com a taxa de juros zero, porque isso é diferente de custo zero. Não é apenas subtrair o valor da entrada e dividir o saldo restante pelo número de prestações. Estão inclusos no financiamento o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e a taxa de crédito, que custa até R$ 2.000”, orienta o professor Francini. Vale lembrar que a taxa proibida por lei é a TAC (Taxa de Abertura de Crédito), mas não há restrição à cobrança de outras taxas, como a TC (Taxa de Crédito).

O especialista também recomenda negociar primeiro o desconto máximo para o valor à vista e a partir daí discutir o financiamento. Assim você evita “falsos” descontos fornecidos, na verdade, sobre um valor acima do tabelado. “É fundamental também avaliar o Custo Efetivo Total, ou CET, que pode representar um gasto de quase metade do valor do carro nos dois anos de contrato”, completa.

O presidente da ANEF Décio Carbonari concorda que os financiamentos com taxa zero são muito atrativos. “Ainda mais nesse período de crise. Mas para o cliente verificar se está fazendo um bom negócio, ele deve sempre observar o CET na proposta e a partir desse detalhamento saber o que está sendo cobrado”, completa.

Jaguar Land Rover

Chamado Access, o plano de financiamento da Jaguar Land Rover é similar ao da Audi, com entrada a partir de 20%, mais 23 prestações reduzidas e uma parcela final de 50% do valor do veículo. E para não ficar atrás dos concorrentes de luxo, o grupo também possui o programa de recompra garantida por no mínimo 50% do valor da nota fiscal após dois anos da aquisição do veículo, permitindo usá-lo como entrada na compra de um zero quilômetro. As regras também são as mesmas. Mas, por enquanto, esse plano só está disponível para o Range Rover Evoque, o modelo mais vendido da Land Rover no País, e o Jaguar XF.

Por esse plano, o Evoque Pure Tech pode ser adquirido com entrada de R$ 78.510,23 e 23 parcelas de R$ 2.889,67, mais a prestação final no 24º mês de R$ 98.750. Dessa forma, o valor a prazo sai por R$ 243.722,41, enquanto o valor de tabela para compra à vista é de R$ 197.500.

A empresa já divulgou que pretende estender esse programa ao longo dos próximos anos para os outros modelos da Land Rover e da Jaguar. “As vantagens oferecidas por esse programa de benefícios deverão ampliar nossas vendas”, defende Ruben Barbosa, diretor de operações da Jaguar Land Rover Brasil.

Até o final de junho, ou enquanto durasse o estoque, todas as versões do Discovery também podiam ser financiadas com condições especiais. A oferta era: entrada de 50% e o saldo restante em 12 prestações, com taxa de juros zero.

Mercedes-Benz

Para fechar a lista, a Mercedes-Benz oferece diversos modelos com financiamento com taxa de juros zero até o final de julho. Feito pelo Banco Mercedes-Benz, o plano está disponível para algumas versões de Classe A, Classe B, Classe C, Classe E e CLA, além dos SUVs GLA e GLK. A entrada mínima é de 50% ou 60% e o saldo restante pode ser pago em até 12 ou 24 prestações, dependendo do veículo adquirido.

As versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive, por exemplo, estão à venda com entrada de pelo menos 60% (equivalente a R$ 85.740) e mais 24 parcelas mensais fixas no valor de R$ 2.481,06. O total a prazo sai por R$ 145.285,44, contra os R$ 142.900 do preço de tabela para compra à vista - não se esqueça de que são cobrados outros valores no financiamento, como IOF e taxas do banco.

Já o A 200 pode ser adquirido com entrada mínima de 50% (igual a R$ 60.750) e o restante do pagamento em 24 parcelas fixas de R$ 2.634,74, somando R$ 123.983,76 pelo financiamento – o valor à vista é de R$ 121.500.

Não se esqueça dos outros custos

Com as opções de financiamento e os descontos frequentemente oferecidos pelas fabricantes, pode estar mais fácil conquistar seu primeiro carro de luxo – ou mesmo fazer um upgrade. Mas não se esqueça de colocar na calculadora os custos com documentação, impostos e, principalmente, o seguro. O professor Francini recomenda reservar ao menos 10% do valor do veículo para esses outros gastos que você terá após a compra.

Para exemplificar o peso disso em um modelo de luxo, vamos usar como base o hatch Audi A1, o carro de entrada da marca, e o sedã BMW 320i. O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) varia de acordo com o Estado. Em São Paulo, a alíquota é de 4% para veículos flex ou a gasolina, o que dá R$ 3.725 de imposto pelo A1 e R$ 4.663 pelo 320i. Já o seguro, usando um perfil padrão para homem casado de 50 anos, é de R$ 3.648 para o Audi e de R$ 6.322 para o BMW, segundo cotação da Porto Seguro. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.