Enquanto no Brasil o etanol faz bastante sucesso como combustível alternativo à gasolina, na Europa, a ausência desse produto acaba tornando o diesel popular por lá. Recentemente surgiram empresas que fazem etanol no exterior a partir de milho e beterraba. A notícia agora, porém, é o combustível feito a partir do uísque, criado pela empresa escocesa Celtic Renewables.
Leia mais:
As 10 picapes diesel mais gastonas do Brasil em 2017
Dez carros gastando até R$ 10.000
Vai vender? Veja 6 itens que você precisa limpar antes
Chamado biobutanol, o biocombustível amigo do meio ambiente é feito a partir dos resíduos que sobram após a produção da bebida, que normalmente seriam descartados. E a cada ano são produzidos na Escócia quase 750 mil toneladas do resíduo sólido e mais 2 bilhões de litros do resíduo líquido que depois dão origem ao combustível.
Da teoria para a prática, o novo produto já foi testado. Segundo a empresa, ele foi usado neste mês pela primeira vez para abastecer um veículo, sem que fosse necessária qualquer modificação mecânica. Isso é possível devido ao poder energético do biobutanol ser muito parecido com o da gasolina e do diesel - diferente do que acontece com o etanol, que exige algumas alterações para tornar o carro flex.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)