25/05/2016 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Chevrolet Camaro, Ford Mustang e Dodge Challenger. O que eles têm em comum? São rápidos, bonitos e símbolos dos muscle car americanos. Mas será que eles também são seguros? É o que se perguntou o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), um órgão autônomo de segurança criado pelas seguradoras norte-americanas para avaliar o nível de segurança dos carros vendidos nos EUA. Os três esportivos foram submetidos a crash-tests, mas as resultados ficaram abaixo do esperado.
Leia mais:
HR-V recebe nota máxima em teste de colisão
Jeep Renegade consegue nota máxima em teste de colisão
Audi TT decepciona em teste de colisão
Lançamento: Chevrolet revela novo Camaro 2016
Representando uma pequena porcentagem do mercado, os esportivos não costumam ser testados pelo órgão, mas o IIHS resolveu colocar à prova exatamente os carros mais vendidos nesse segmento. Foram avaliados os modelos 2016 de todos os carros testados. Quem se saiu melhor foi o Mustang, que quase conseguiu a nota máxima, com proteção considerada boa para dianteira, lateral e teto. No novo e mais severo teste de resistência ao impacto, o de sobreposição dianteira parcial, porém, o modelo da Ford foi apenas "aceitável".
Esse útlimo teste, criado em 2012, avalia o que acontece ao carro caso ele saia da estrada e acerte uma árvore ou um poste, por exemplo, ou ainda outro veículo que venha na direção contrária. Nele, 25% da área frontal do veículo é colidida com uma barreira rígida a 64 km/h. Já o Camaro obteve nota "bom" nesse teste e nas avaliações de proteção dianteira e lateral, mas perdeu pontos na proteção no teto. Ele também ficou devendo um sistema de prevenção e alerta a colisão frontal.
Quem ficou com as piores notas foi o Challenger, com resultado "marginal" no teste de sobreposição, "bom" para proteção dianteira e lateral e "aceitável" para o teto. Segundo o órgão, é o modelo que mais precisa de melhorias entre os três avaliados, já que a proteção para pernas e pés, ou seja, a parte inferior do habitáculo, ficou aquém do esperado com riscos de danos graves nessa região do corpo dos ocupantes.
A boa notícia é que todos conseguiram bons níveis de proteção para os ocupantes em colisões frontais e laterais. Com relação à proteção criada pelos bancos e pelo encosto de cabeça em colisões traseiras, Camaro e Mustang ficaram com nota "bom", enquanto o Dodge teve resultado apenas "aceitável".
Veja abaixo os vídeos dos crash-tests com Camaro, Mustang e Challenger:
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro