entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Câmara aprova criação de um cadastro de radares de trânsito

Se entrar em vigor, multas registradas por radares não cadastrados serão inválidas. Informações serão públicas

21/12/2017 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

Está em tramitação em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados um projeto de lei que prevê a criação de um cadastro nacional de radares de trânsito. A proposta é que esse banco de dados traga a lista de todos os radares fixos, de modo que multas registradas por radares não cadastrados serão inválidas. 

Leia mais:
Tudo sobre multas: valores, pontos, infrações e como recorrer 
Multa não será automaticamente do proprietário do carro 
Detran terá prazo para julgar defesa ou multa será cancelada

Esse banco de dados será gerenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com as informações disponíveis para consulta pública na internet. Entre as informações estarão: localização, informações técnicas, certificação e data da última aferição pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), estudos técnicos que justificaram a instalação, termos de contratação do serviço e data de cadastramento ou de desativação.

O Projeto de Lei 3157/12, do deputado Lázaro Botelho (PP-TO), foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e agora será enviado ao Senado, a menos que haja recurso para votação no Plenário da Câmara.

Se aprovado, os radares já instalados nas cidades de todo o país deverão ser cadastrados no prazo de 360 dias a contar da data de publicação da lei. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.