20/07/2016 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
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Automático
Dotado de conversor de torque, que serve para ligar a caixa de transmissão ao motor, o câmbio automático tem a vantagem de, em geral, não oferecer trancos nas mudanças de marcha. Contudo, seu custo de produção e de manutenção são mais elevados, influenciando também no valor dos carros. Além disso, o consumo de combustível tende a ser maior. Ele está presente, por exemplo, em:
- Chevrolet Onix / Prisma / Cruze / Spin / Cobalt
- Fiat Toro / 500 MultiAir
- Jeep Renegade
- Audi A3 Sedan 1.4
- BMW Série 1 / X1
- Citroën C3 / Aircross / C4 Lounge
- Toyota Etios / Etios Sedan
- Peugeot 208 / 308 / 2008 / 3008
- Ford Fusion
- Honda Civic
- Hyundai HB20 / HB20S / i30 / Tucson
- Mercedes-Benz Classe C
- Mitsubishi Pajero
- Renault Duster / Duster Oroch
- Volkswagen Golf / Tiguan
Automatizado
Com funcionamento semelhante ao da transmissão manual convencional, o automatizado possui embreagem. A diferença é que, ao invés do condutor, é um sistema computadorizado que realiza o acionamento da embreagem, fazendo as trocas de marcha. Por isso não há o terceiro pedal. Uma desvantagem desse sistema é que, se o carro não possuir assistente de partida em rampa, o carro descerá um pouco entre tirar o pé do pedal do freio para pressionar o acelerador em uma inclinação. Ele também costuma ter trancos nas trocas de marcha, embora os modelos mais novos já estejam atualizados para diminuir esse problema. A vantagem, por outro lado, é o custo menor em relação a uma transmissão automática, inclusive de manutenção. Ele está presente, por exemplo, em:
- Fiat Uno / Palio / Punto / Grand Siena / 500
- Volkswagen up! / Gol / Fox / Voyage
- Renault Sandero / Logan
Automatizado de dupla embreagem
A diferença para o automatizado convencional, como o próprio nome diz, é o fato de haver duas embreagens: uma responsável pelas marchas pares e outra pelas ímpares. A vantagem desse sistema é que, com duas embreagens, enquanto uma marcha está em funcionamento, a próxima já está pré-engatada. Isso diminui o tempo de troca de marcha, com mudanças mais rápidas e suaves. E ela ainda é mais econômica. Porém, é mais caro do que a transmissão automatizada convencional. Ele está presente, por exemplo, em:
- Ford New Fiesta / EcoSport / Focus
- Audi A3 Sedan 2.0
- Mercedes-Benz Classe A / GLA / Classe C AMG
- Volkswagen Golf GTI / Jetta Highline / Fusca
CVT
Da sigla para Continuously Variable Transmission (em inglês), a transmissão continuamente varivável permite criar relações de marchas virtualmente infinitas usando polias no lugar de engrenagens. Esse sistema escolhe a melhor relação entre as polias para manter o motor sempre na faixa ideal de rotação, por isso, ajuda no consumo. Alguns sistemas, contudo, são capazes de simular marchas, permitindo até trocas manuais na alavanca ou em borboletas atrás do volante. E como não existem marchas pré-definidas, as mudanças são praticamente imperceptíveis, com funcionamento suave e progressivo. A desvantagem é que isso pode desagradar motoristas que desejem uma condução mais esportiva ou agressiva. Ele está presente, por exemplo, em:
- Nissan March / Versa / Sentra / Kicks
- Ford Fusion Hybrid
- Honda Fit / City / HR-V
- Mitsubishi ASX / Outlander
- Toyota Corolla
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