Após anos na liderança, Strada encara uma Saveiro renovada
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Modelo da Fiat tem visual simples e contrasta com o da nova Saveiro
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Volkswagen Saveiro 1.6 cabine estendida
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Traseira não teve alterações
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Mas a frente adotou o novo visual da família Gol
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De perfil, a Saveiro mostra seu degrau para acesso à caçamba
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Motor continua o 1.6 8V flex de 104 cv
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Volkswagen Saveiro 1.6 cabine estendida
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Rodas de liga-leve da Saveiro são bonitas, mas são opcionais, como quase todos os itens de conforto
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Fiat Strada Working 1.4 cabine estendida
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A linha Strada conta com versões mais modernas. A Working é para o trabalho pesado, o que é evidenciado pelo uso de feixes de mola atrás
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Visual é o mesmo que aposentou a Strada Fire
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Perfil da Strada é mais simples
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Um dos poucos mimos da Strada é a abertura da caçamba pelo logo da marca
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Fiat Strada Working 1.4 cabine estendida
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Motor 1.4 Fire evo gera apenas 86 cv
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Acabamento é mais simples na Strada
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Fiat Strada Working 1.4 cabine estendida
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Fiat Strada Working 1.4 cabine estendida
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Espelhos elétricos? Nem como opcional na Strada Working
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Interior da Saveiro tem acabamento mais esmerado
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Coberturas de caçamba são opcionais em ambas
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A reação da Volkswagen contra a liderança convicta da Fiat Strada no último ano tardou, mas chegou no mês passado, com a atualização da Saveiro. Sem mudanças mecânicas nem estruturais, a picape compacta da montadora de origem alemã incorporou o mesmo visual do Gol e do Voyage, atualizados em 2012, além de novos equipamentos.
Neste embate, a versão de entrada da Saveiro enfrenta a Strada Working, ambas com cabine estendida. Pela primeira, pagam-se R$ 36.610, enquanto a segunda sai por R$ 35.420. Consultando a ficha técnica, a Saveiro traz motor de 1,6 litro Total Flex de 104 cv de potência e a Strada carrega um 1.4 flex de 86 cv de potência. As diferenças, no entanto, não acabam sob o capô.
Dona de um projeto robusto, a Strada comprova que seu foco é pegar no batente já pela denominação Working. Nesta versão, a carroceria ainda carrega a feição do modelo antecessor: a grade possui barras horizontais em vez do formato colmeia, enquanto os farois não possuem acabamento circular na extremidade, como acontece com as versões Trekking e Adventure.
A Saveiro está mais refinada, mas ainda oferece poucas opções de configuração em sua gama (
veja a linha completa aqui), ao contrário da sua rival (
veja a linha completa aqui). Os farois de ângulos retos deram mais sobriedade à picape que transita sem preconceito do ambiente de carros de carga para os de passeio.
As duas picapes vêm praticamente peladas. Para quem quiser incoroporar um pacote com direção hidráulica, volante com ajuste de altura, vidros elétrico e ar-condicionado na Strada, é preciso desembolsar mais R$ 4.206. Freios ABS mais airbag duplo custam R$ 1.805. Retrovisor externo com acionamento elétrico não está disponível nem como opcional.
A vice-líder Saveiro peca pela mesma falta de equipamento que a concorrente, apesar de ter entre os itens de série vidros e travas elétricas. Na lista dos itens comprados à parte, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS e ar-condicionado somam R$ 4.770 ao valor. Tanto Saveiro como Strada oferecem a capota marítima e janela corrediça separadamente. Na Fiat, a cobertura sai por R$ 716, enquanto na Volkswagen custa R$ 799. Já a abertura fica por R$ 339 na Strada e R$ 496 na Saveiro.
A vantagem de 18 cv de potência da Saveiro sobre a Strada não pesa tanto quando se compara a dirigibilidade entre os modelos. A começar pelo casamento entre motor e câmbio. A Strada responde com um alavanca de câmbio com folgas e um motor ruidoso. A Saveiro, por sua vez, dá um tratamento mais suave ao motorista, graças aos engates precisos e o curso curto da alavanca da transmissão. A Saveiro soa mais como um modelo de passeio. A Strada carrega o estigma de carro de carga.
Falando em carga, há 800 l disponíveis na caçamba da Strada contra 734 litros na Saveiro. Na cabine, o espaço é semelhante nas duas picapes, que possuem dimensões bem parecidas. O acabamento da Saveiro é mais sofisticado, assim como o revestimento da área atrás dos bancos. Neste compartimento, em ambos modelos, é possível carregar uma mala de tamanho médio.
O estepe da Strada fica localizado na caçamba e, dependendo da manobra que o motorista faz, dá a impressão de que há algo solto, uma vez que a peça parece bater contra a parede da cabine. Há a opção de fixar o pneu extra dentro por R$ 204. A localização do estepe da Saveiro também não é dos melhores: na parte de baixo do carro. Para ter acesso à caçamba, há uma pequena abertura lateral para colocar o pé na Saveiro. Na estrada, é possível escalar a traseira da picape. Neste caso, uma solução não é melhor que a outra e varia de acordo com o gosto do cliente.
Uma das grandes diferenças entre as picapes denuncia a idade do projeto. Sem mudança de geração desde o seu lançamento, na década de 90, a Strada tem suspensão traseira com eixo rígido, o que favorece o preço da manutenção em detrimento do conforto. A Saveiro vem com eixo de torção o dá vantagem à dirigibilidade e ao conforto dos passageiros.
Escolha de Anelisa Lopes - com volume de venda que chega a quase o dobro de unidades, a Strada possui uma linha completa, inclusive com opção de cabine dupla, câmbio automatizado e aventureira. À Saveiro faltam alternativas para quem busque um modelo diferenciado na linha. Os equipamentos da picape da Volkswagen também são mais caros.
Em suas versões de entrada, no entanto, a Saveiro é superior à Strada por ser mais moderna, confortável e atraente. Em nenhum dos dois casos, no entanto, o comprador paga pelo preço inicial do modelo. Para recheá-los com o mínimo de conforto e segurança possível, é preciso desembolsar mais alguns mil reais pela compra.