entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Stock Car começa temporada em Goiânia repleta de novidades

Em sua 18ª temporada, Cacá Bueno destaca mudanças na categoria para 2020; largada será no domingo (26) às 11h30

22/07/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Duda Bairros/ VICAR-RF1 / Fonte: iCarros

Após o adiamento da estreia por conta da pandemia do novo coronavírus, a Stock Car realizará sua etapa de abertura da temporada de 2020 neste final de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. A categoria chega com muitas novidades e mudanças no regulamento, o que é destacado por Cacá Bueno, pentacampeão da categoria, como algo que deve agitar as provas nesta temporada.

“Essa estreia marca uma nova era na Stock Car. As novidades tornam essa abertura uma das etapas mais imprevisíveis dos últimos anos”, diz Cacá, que é piloto da iCarros-ACDelco Crown Racing. “Serão menos pessoas no pit-stop, com apenas quatro integrantes da equipe realizando a parada, então será bem interessante ver como isso funcionará”, completa Cacá, que destacou o menor número de pessoas nos autódromos.

Mudanças no pit-stop

Uma mudança para 2020 é a diminuição de pessoas envolvidas no trabalho dos boxes. Antes eram sete pessoas envolvidas e agora serão apenas quatro integrantes no trabalho específico de troca de pneus e reabastecimento. Para a etapa de abertura, haverá a obrigatoriedade de troca de apenas um pneu por prova, mas a Pirelli, fornecedora dos pneus, recomenda que as equipes troquem os dois pneus do lado esquerdo do carro, especialmente o traseiro, que é o responsável pela tração e principal parte de apoio do carro nas curvas da pista.

A carga aerodinâmica dos carros também mudou e os pilotos terão disputas mais próximas. “Será importante o piloto se adaptar rapidamente ao carro, que está mais pesado. Isso deverá criar uma nova dinâmica de ultrapassagens. Acredito que teremos disputas mais próximas e os pilotos vão precisar frear mais em cima da curva para buscar uma ultrapassagem ousada”, afirma Cacá.

Chevrolet Cruze x Toyota Corolla

O Chevrolet Cruze segue na Stock Car para essa temporada, mas agora terá um concorrente: o Toyota Corolla, que promete agitar as disputas entre as equipes. Os carros estarão aproximadamente 80 quilos mais pesados, o que tornarão os tempos de volta mais lentos e as máquinas mais próximas dos veículos de rua.

“Tudo começará a ser descoberto mesmo com os treinos de sábado”, diz Cacá, que conquistou três pódios em 2019. “O fato de ser minha 18ª temporada me ajuda por já ter passado por diversos modelos de carros e regulamentos, mas sei que temos grandes adversários também e a Stock Car tem um grid bastante competitivo”, completa.

Descartes mudam sistema de pontuação

A temporada 2020 da Stock Car seguirá com um sistema semelhante de pontuação, mas com uma novidade em relação aos últimos anos. Cada piloto terá três descartes obrigatórios de resultados, que serão válidos até a penúltima etapa. Em Goiânia, no entanto, a dinâmica tradicional ainda permanece, com duas corridas no domingo (26) e inversão de grid para a segunda prova.

Além da etapa em Goiânia, apenas a Corrida do Milhão tem data confirmada: a prova tradicional da principal categoria do automobilismo brasileiro acontecerá em Interlagos no dia 23 de agosto. O restante do calendário deve ser anunciado nos próximos dias pela VICAR, organizadora da competição.

Leia também:
+ Stock Car abre temporada em Goiânia no dia 26 de julho
+ Chico Serra: Senna seria rápido em qualquer era da F1
+ Carros de 5 campeões da Stock Car presentes no grid em 2020

Todos os treinos da Stock Car em Goiânia serão concentrados neste sábado, com o classificatório marcado para às 16h30 sendo exibido ao vivo no Sportv. A largada da categoria neste domingo será às 11h30 da manhã (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Sportv 2.

Programação completa da Stock Car em Goiânia:

Sábado (25/07)

Shakedown - 8h00 às 8h15

Treino Livre 1 - 9h55 às 11h05

Treino Livre 2 - 12h35 às 13h45

Classificação - 16h30 às 17h00


Domingo (26/07)

Corrida 1 - 11h30 (30 minutos + uma volta)

Corrida 2 - 12h20 (30 minutos + uma volta)

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.