Sobre Mercedes-Benz Classe C
Linha 2016
O sedã Classe C, agora produzido em Iracemápolis (SP), ganhou motorização flex na versão de entrada C 180. Segundo a montadora, foram feitas apenas alterações visando a durabilidade dos componentes com etanol, sendo que todas as funções estão disponíveis com esse combustível, inclusive o sistema start/stop, que desliga e religa o motor automaticamente em paradas prolongadas.
Por baixo do capô
A versão de entrada C 180 agora vem equipada com motor 1.6 turbo flex que rende 156 cv de potência e 25,5 kgfm de torque tanto com etanol quanto com gasolina. A intermediária C 200 traz um 2.0 turbo de 184 cv e torque de 30,6 kgfm. Na topo de linha C 250 Sport, sedã ou cupê, o motor 2.0 turbo desenvolve 211 cv e 35,7 kgfm. Em todas as configurações, o motor é a gasolina e o câmbio é automático de sete marchas.
Mais do Classe C
Agora na quinta geração, o sedã está maior, com 4,68 metros de comprimento - 10 cm a mais do que o modelo anterior - e 2,84 metros de distância entre-eixos - 8 cm a mais. O porta-malas cresceu cinco litros, indo para 480 litros - no cupê são 400 litros. Na nova geração, o sedã ficou ainda 60 kg mais leve e até 20% mais econômico, segundo a fabricante alemã.
Desde a versão básica, o Classe C já vem de série com ar-condicionado, sete airbags, freio de estacionamento elétrico, sistema Start-Stop, direção elétrica, sensor de chuva, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve aro 17, tela de sete polegadas, sistema de som com Bluetooth, GPS e faróis full LED. A C 200 acrescenta teto solar, banco do motorista com regulagens elétricas e sistema que estaciona o carro sozinho. Já a C250 traz a mais tela de 8,4 polegadas, banco do passageiro com ajustes elétricos, leitor de DVD, rodas aro 18 e acabamento AMG.
Há ainda o C 250 Coupé Sport, que exibe um apelo mais esportivo que o sedã graças ao pacote visual AMG com grade frontal cromada e desenho estilo diamante, entradas de ar maiores, defletor aerodinâmico dianteiro cromado, rodas AMG de 18 polegadas e faróis e luzes diurnas de LEDs, além de ser 37 milímetros mais baixo. As principais diferenças, contudo, estão na traseira, com lanternas horizontais divididas, placa posicionada no para-choque e tampa do porta-malas redesenhada. Por dentro, há também algumas melhorias para reforçar o apelo esportivo, como bancos com novo design e opção de cinco cores para o revestimento (preto, cinza, marrom, porcelana e vermelho).
Passado
O Classe C está em sua quinta geração, tendo sido lançado pela primeira vez em 1982. Ele é o modelo mais vendido da Mercedes-Benz no mundo. A primeira geração durou até 1993, a segunda até 2000, a terceira até 2007 e a quarta até 2014. Antes importado da Alemanha, o sedã passou a ser produzido na fábrica da Mercedes em Iracemápolis, no interior de São Paulo, no primeiro semestre de 2016, sendo assim o primeiro modelo nacional da fabricante.