Sobre Land Rover Range Rover Evoque
Por baixo do capô
O SUV da Land Rover é equipado com motor 2.0 turbo a gasolina que desenvolve 240 cv de potência. Há ainda um novo 2.0 a diesel da família Ingenium que rende 180 cv e 43,8 kgfm de torque. Substituto do 2.2 anterior de 190 cv, ele é 20 kg mais leve que seu antecessor e mais econômico. A transmissão é sempre automática de nove marchas e a tração é sempre integral, com um sistema que altera diversos parâmetros do veículo de acordo com o tipo de terreno.
Mais do Evoque
O Evoque mede 4,37 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,63 m de altura e 2,66 m de distância entre-eixos. Sua capacidade de encarar trechos alagados é de até 500 mm de profundidade. O porta-malas leva 575 litros, chegando a 1.445 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Com aptidão para o fora de estrada, o Evoque possui ângulo de entrada de 25º e de saída de 33º, com destaque para o sistema Terrain Response que permite selecionar entre os quatro modos asfalto, grama/cascalho/neve, lama/buracos e areia, adequando as respostas do motor, da transmissão, dos diferenciais e dos sistemas do chassi para maximizar a dirigibilidade, o conforto e a tração.
Outros equipamentos que ajudam no off-road são controle de velocidade em descida e sistema de Vetorização de Torque, que atua no diferencial e nos freios equilibrando a distribuição do torque entre as quatro rodas nas curvas. Por ser um carro de luxo, há ainda itens como sistema de som de alta qualidade Meridian, bancos com climatização, teto solar panorâmico e sistema de entretenimento traseiro, dependendo da versão.
Passado
Considerado um divisor de águas pelos executivos da marca em razão da sua aparência invocada que fugiu do padrão da marca de origem inglesa, o Evoque, menor modelo da linha Range Rover, chegou às revendas em novembro de 2011 para se estabelecer como um dos modelos de mais sucesso da marca no País.
Em 2015, ele recebeu sua primeira reestilização. Inicialmente importado, o Evoque passou a produzido na fábrica do grupo Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) no primeiro semestre de 2016, de onde também sai o Discovery Sport. Já o novo motor 2.0 a diesel Ingenium chegou ao País em dezembro do mesmo ano. A versão conversível começou a ser vendida no Brasil no final de 2016, logo após sua estreia no Salão do Automóvel de São Paulo.