Sobre Jeep Grand Cherokee
Linha 2014
Para 2014, o utilitário de luxo Jeep Grande Cherokee recebeu um facelift na dianteira e na traseira, que inclui novos faróis de LED e novas rodas de liga leve de 20 polegadas. A motorização disponível agora é apenas o propulsor Pentastar, mas a grande novidade do Grand Cherokee é a introdução do câmbio automático de oito marchas para toda a linha. Ele está à venda nas versões Laredo e Limited.
Por baixo do capô
Ambas as versões são equipadas com o motor Pentastar V6 de 3.6 litros a gasolina, com 286 cv de potência e transmissão automática de oito velocidades. Há também a opção pelo novo motor turbodiesel feito pela VM Motori, uma das subsidiárias da Fiat, aproveitando a união do grupo de origem italiana com a Chrysler e suas marcas (Dodge, Jeep e RAM). O propulsor gera 241 cv e 56 kgfm de torque.
Mais do Grand Cherokee
Fabricado em Detroit (EUA), o utilitário esportivo conta com o sistema de tração 4x4 Quadra-Trac II, além de caixa de transferência de duas velocidades com torque por demanda. O sistema de controle de tração do Grand Cherokee é o Selec-Terrain™, que permite ao motorista escolher o sistema que melhor se enquadra às condições off-road ou urbanas.
O Grand Cherokee, que pode transportar até cinco passageiros, conta ainda com bancos traseiros reclináveis (até 18 graus). A capacidade do porta-malas, por sua vez, aumentou 11% em relação à geração anterior, e agora ele pode carregar até 1.554 litros de bagagem com os bancos traseiros rebatidos. Ainda comparando o Grand Cherokee atual com seu antecessor, a abertura das portas dianteiras ficou 48 mm maior e 51 mm mais alta. Já a abertura das portas traseiras agora é de 78º (no modelo antigo era de 67º).
Passado
O Jeep Grande Cherokee foi lançado em 1993, nos Estados Unidos. A vinda para o Brasil ocorreu em 1996. Hoje, ele está em sua quarta versão.