S10 Adavantage cabine simples
1/11
Interior da S10 Adavantage cabine simples
2/11
S10 Executive cabine dupla
3/11
S10 Executive cabine dupla
4/11
Interior da S10 Executive cabine dupla
5/11
Aplique preto na abertura da caçamba
8/11
Conjunto óptico traseiro
9/11
Entrada de ar no capô tem função meramente estética
10/11
S10 Executive cabine dupla
11/11
A Chevrolet S10 completa 13 anos de mercado em 2008 e, assim como a maior parte das pré-adolescentes, atacou o armário da mãe e exagerou na vestimenta. Isso porque a picape média líder de vendas ganhou diversos acessórios para a linha 2009. De longe, as mudanças trouxeram robustez ao modelo, mas em uma análise mais próxima, a moça de família dos fazendeiros está um tanto quanto enfeitada.
A boa nova para o lançamento, assim como para a sua irmã Blazer - esta, a menina dos olhos da frota policial do País - fica por conta de duas versões: Executive cabine dupla com tração 4x2 FlexPower e a de entrada Advantage cabine simples 4x2, que combaterá a Ford Ranger Sport. Com elas na linha, a Chevrolet pretende aumentar seu volume de vendas no segmento para 3.000 unidades ao mês, sendo que no ano passado foram vendidos 22.636 modelos, número que corresponde a uma média de 1.890 carros mensais. Vale lembrar que só a S10 é flex neste segmento.
De acordo com um levantamento feito pela montadora com os clientes de picapes médias, a aparência não era citada como apelo de compra neste segmento. Isso fez com que a marca deixasse bem clara as mudanças externas feitas para a S10 e Blazer: detalhes na grade frontal, aplique preto no pára-choque dianteiro e na abertura da caçamba, maior entrada de ar no capô (função meramente estética) e diversos adesivos fixados no veículo, além de estribo, santantonio e defletor no teto (acessórios). Um item a ser repensado é a necessidade da antena fixa do rádio, equipamento que já foi aposentado há muito tempo.
Na cabine, os mostradores ganharam fundo na cor azul, madeira no acabamento e no revestimento dos painéis das portas para a versão Executive, interior caprichado para rodar na terra. Para as versões com cabine dupla a diesel ou a gasolina, houve um aumento na capacidade do tanque de combustível, que passou de 67 litros para 80 litros para melhorar a autonomia.
A motorização da linha foi mantida. O motor FlexPower 2.4, quando abastecido com álcool, gera uma potência de 147 cv e com gasolina alcança 141 cv de potência a 5.200 rotações por minuto. O torque máximo é de 21,9 mkgf para gasolina e álcool a 2.800 giros. Avaliado durante o lançamento da picape apenas em trecho rodoviário com tração no modo 4x2, o motor 2.8 turbodiesel eletrônico desenvolve 140 cv de potência a 3.500 rpm e um torque de 34,7 mkgf entre 1.800 rpm e 2.400 rpm. Nas retomadas, o motor perde força e sempre exige redução de marchas, situação que impede agilidade na cidade e nas ultrapassagens.
Os preços sugeridos partem de R$ 46.990 para a versão de entrada Advantage com cabine simples e R$ 57.269 para cabine dupla, ambas com propulsor 2.4 flexível e tração 4x2. A topo de linha Executive cabine dupla 2.8 com tração 4x4 é cotada a R$ 109.219. A Blazer Advantage 2.4 4x2 sai por R$ 60.674 e a Executive 2.8 4x4 por R$ 135.379. Os preços são referentes às regiões Sul e Sudeste.
Viagem feita a convite da GM do Brasil