Com quase dez anos de estrada, a Ford Ranger ostenta este visual que desfila pelas ruas desde 2004. Para a linha 2008, passou por algumas mudanças mecânicas, mas a modificação no recheio, no entanto, não foi acompanhada de mudanças significativas na aparência, o que continua reservando à picape a função de um veículo para o trabalho, em razão do seu design ultrapassado.
Se o principal mérito da Ranger não é beleza, o motorista fica satisfeito com o desempenho do veículo, tanto on como off-road. E, para torná-lo mais prazeroso ao dirigir, a montadora investiu em um novo sistema de suspensão e direção no fim do ano passado, tornando a condução mais leve nas manobras para quem atravessa centros urbanos com freqüência.
Motor 3.0 eletrônico reage bem na cidade e na terra
A versão 4x4 equipada com motor eletrônico a diesel 3.0 gera 163 cv de potência a 3.800 rpm e 38,7 mkgf de torque entre 1.600 e 2.200 giros. No asfalto, a força é bastante suficiente para realizar ultrapassagens e retomadas; na terra, com a vantagem da tração integral (selecionada por meio de um botão do painel), o torque máximo em baixas rotações é o principal aliado para vencer terrenos irregulares, mesmo com o ar-condicionado ligado.
Além de novas molas no conjunto da suspensão, a distância entre os amortecedores traseiros passou de 680 milímetros para 1.115 milímetros. De acordo com dados do fabricante, o amortecimento melhorou de 55% para 85%. Na prática, ao menos para os passageiros da frente, já que a versão avaliada era cabine simples, somente os grandes buracos não passam despercebidos.
A picape chega à velocidade final de 165 km/h com facilidade. Nas curvas, o modelo mostra estabilidade típica das picapes, com tendência a sair de traseira. A transmissão manual de cinco velocidades traz relações bem escalonadas. Na caçamba, a picape tem capacidade para levar 1.455 litros.
Nesta versão, a cabine resume comandos mínimos, como ar-condicionado, botão seletor da tração, rádio e acendedor. Um porta-objetos divide passageiro do motorista, os quais não dispõem de muito espaço na parte de trás dos assentos (um terceiro passageiro viaja desconfortavelmente em razão do porta-objeto). Com o banco reclinado ao máximo, os joelhos batem no porta-luvas. Na versão cabine simples 4x4 a diesel, o preço da Ranger parte de R$ 73.410.
GOSTAMOS
Torque em baixas rotações
Dirigibilidade
NÃO GOSTAMOS
Pouco espaço para pernas
Aparência defasada